O SGPU até hoje

Nº de pneus ligeiros tratados:

Emissões evitadas (t CO2eq):

Consumo de energia evitado (GJ):

Sabia que a energia consumida na recauchutagem de um pneu usado é 2,5 vezes inferior à utilizada na produção de um pneu novo?

Sabia que o processo de reciclagem de pneus usados transforma-os em matérias-primas que se utilizam para pavimentar, por exemplo, parques infantis e campos desportivos, entre outras aplicações?

Sabia que os pneus usados podem ser utilizados como combustível alternativo nos fornos das cimenteiras, num processo que recupera parte da sua energia?

Sabia que se andar com menos 0,6 bar de pressão em relação ao recomendado o seu pneu pode durar metade do expectável?

Sabia que todos os pneus vendidos a partir de Novembro de 2012 irão estar rotulados com informação relativa à eficiência energética, nível de ruído e segurança de travagem?

Sabia que a utilização de pneus como alternativa aos combustíveis fósseis permite a redução de emissões de CO2 devido à combustão da biomassa constituinte do pneu (derivado da borracha natural)?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), os pneus recolhidos e valorizados pela Valorpneu davam para completar 2 voltas à Terra?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a borracha natural reaproveitada na reciclagem de pneus usados evitou a sua extração em 4.000.000 de árvores?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a energia gerada pela valorização dos pneus usados da Valorpneu dava para produzir o cimento necessário à construção de 11 estádios de futebol?

Você está em : entrada > Menu Lateral > Sobre a Valorpneu
Press Center

Prémio INOV.AÇÃO - Projetos saem do papel e passam à Ação

16 Dez 2016

O Prémio INOV, lançado pela Valorpneu em 2009, vai inovar e passar à ação! Após sete edições consecutivas e a atribuição de 18 prémios a trabalhos nas áreas de Engenharia, Design e Arquitetura para a promoção de um correto encaminhamento dos pneus em fim de vida, a Valorpneu verificou que o envolvimento de empresas e a definição de um modelo de negócio é determinante para a prossecução dos objetivos dos projetos candidatos a este Prémio. Por esta razão, e para mobilizar o interesse dos diferentes setores, a Valorpneu decidiu reformular esta iniciativa e criar o Prémio INOV.AÇÃO.

O lançamento do prémio teve lugar no passado dia 14 de dezembro no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e prevê-se que os projetos candidatos sejam apresentados até abril de 2018, estando a entrega do galardão prevista para junho de 2018.

As categorias de projeto no âmbito das quais os candidatos podem desenvolver trabalho são duas: “Negócios e Inovação” e “Comunidade e Educação”. 

Na primeira categoria, o objetivo principal é premiar, no âmbito da gestão e destino sustentáveis de pneus usados, projetos de investigação e ideias de negócio, como por exemplo, soluções para novas aplicações de pneus usados ou dos materiais derivados da reciclagem de pneus, novos conceitos de ‘design’ e arquitetura que envolvam a utilização dos pneus usados e dos produtos da sua reciclagem e valorização, entre outros.

Na categoria “Comunidade e Educação”, o intuito é premiar projetos com foco na gestão e na reutilização de pneus usados nas áreas de comunicação, sensibilização e formação e no envolvimento social e/ou da comunidade. Poderão constituir-se como projetos nesta categoria novas abordagens à divulgação da atividade de gestão ou utilização de pneus usados ou novas abordagens de intervenção junto da comunidade no âmbito desta temática.

Para aumentar o potencial de concretização dos projetos candidatos, o Prémio INOV.AÇÃO promoverá parcerias com vista ao enriquecimento dos projetos. Entre os parceiros poderão estar empresas ligadas ao SGPU direta ou indiretamente, associações de setores ligadas à atividade da Valorpneu, Municípios, Universidades e outras instituições e empresas.

Os candidatos são os responsáveis pelos projetos e pela formalização das candidaturas. Os candidatos e parceiros podem assumir simultaneamente os dois papéis desde o início da sua adesão ao Prémio INOV.AÇÃO ou no desenrolar da iniciativa.

Cabe à Valorpneu, como interveniente fundamental, a disponibilização do portal do Prémio INOV.AÇÃO, a divulgação de informação resumida sobre os parceiros e a sua atividade, a promoção da adesão de parceiros e candidatos, a organização de iniciativas a realizar no âmbito do Prémio, a designação do júri e o acompanhamento dos projetos vencedores.

Os prémios a atribuir têm como objetivo tornar os projetos realidade e serão adequados às necessidades de desenvolvimento dos projetos vencedores. O valor dos prémios é de 25 000 euros e de 10 000 euros para as categorias de “Negócios e Inovação” e “Comunidade e Educação”, respetivamente.

Saiba mais em www.inovacaovalorpneu.pt.


 
contactos    -    links úteis    -    Newsletter
português    -    english
©2017 Valorpneu. Todos os direitos reservados.