O SGPU até hoje

Nº de pneus ligeiros tratados:

Emissões evitadas (t CO2eq):

Consumo de energia evitado (GJ):

Sabia que a energia consumida na recauchutagem de um pneu usado é 2,5 vezes inferior à utilizada na produção de um pneu novo?

Sabia que o processo de reciclagem de pneus usados transforma-os em matérias-primas que se utilizam para pavimentar, por exemplo, parques infantis e campos desportivos, entre outras aplicações?

Sabia que os pneus usados podem ser utilizados como combustível alternativo nos fornos das cimenteiras, num processo que recupera parte da sua energia?

Sabia que se andar com menos 0,6 bar de pressão em relação ao recomendado o seu pneu pode durar metade do expectável?

Sabia que todos os pneus vendidos a partir de Novembro de 2012 irão estar rotulados com informação relativa à eficiência energética, nível de ruído e segurança de travagem?

Sabia que a utilização de pneus como alternativa aos combustíveis fósseis permite a redução de emissões de CO2 devido à combustão da biomassa constituinte do pneu (derivado da borracha natural)?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), os pneus recolhidos e valorizados pela Valorpneu davam para completar 2 voltas à Terra?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a borracha natural reaproveitada na reciclagem de pneus usados evitou a sua extração em 4.000.000 de árvores?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a energia gerada pela valorização dos pneus usados da Valorpneu dava para produzir o cimento necessário à construção de 11 estádios de futebol?

Você está em : entrada > Menu Lateral > Sobre a Valorpneu
Press Center

FER para os materiais derivados de pneus em fim de vida

19 Jan 2018

A definição de critérios para o fim de estatuto de resíduo (FER) para os materiais de borracha derivados de pneus usados foi publicada em portaria no passado dia 17 de Janeiro de 2018.

Este documento visa facilitar a circulação destes materiais como produto, num sector que já os percepcionava como tal e que vem trazer mais credibilidade e visibilidade a esta indústria.

A iniciativa da APA em desclassificar os materiais derivados de pneus usados do estatuto de resíduo, mediante determinados critérios, passando a produto, foi muito bem acolhida pela indústria nacional de reciclagem de pneus e pela Valorpneu, já que o granulado de borracha produzido em Portugal a partir de pneus apresenta uma elevada qualidade com capacidade de concorrer com outros produtos.

O documento em causa pode ser consultado aqui:

Portaria n.º 20/2018 - Diário da República n.º 12/2018, Série I de 2018-01-17114538726

 

 
contactos    -    links úteis    -    Newsletter
português    -    english
©2018 Valorpneu. Todos os direitos reservados.