O SGPU até hoje

Nº de pneus ligeiros tratados:

Emissões evitadas (t CO2eq):

Consumo de energia evitado (GJ):

Sabia que a energia consumida na recauchutagem de um pneu usado é 2,5 vezes inferior à utilizada na produção de um pneu novo?

Sabia que o processo de reciclagem de pneus usados transforma-os em matérias-primas que se utilizam para pavimentar, por exemplo, parques infantis e campos desportivos, entre outras aplicações?

Sabia que os pneus usados podem ser utilizados como combustível alternativo nos fornos das cimenteiras, num processo que recupera parte da sua energia?

Sabia que se andar com menos 0,6 bar de pressão em relação ao recomendado o seu pneu pode durar metade do expectável?

Sabia que todos os pneus vendidos a partir de Novembro de 2012 irão estar rotulados com informação relativa à eficiência energética, nível de ruído e segurança de travagem?

Sabia que a utilização de pneus como alternativa aos combustíveis fósseis permite a redução de emissões de CO2 devido à combustão da biomassa constituinte do pneu (derivado da borracha natural)?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), os pneus recolhidos e valorizados pela Valorpneu davam para completar 2 voltas à Terra?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a borracha natural reaproveitada na reciclagem de pneus usados evitou a sua extração em 4.000.000 de árvores?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a energia gerada pela valorização dos pneus usados da Valorpneu dava para produzir o cimento necessário à construção de 11 estádios de futebol?

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Informação Técnica

Como Ler um Pneu

Existe uma série de informações inscritas na parte lateral do pneu que constituem o seu "cartão de identificação", e que permitem perceber a medida do pneu, os limites do seu uso, os dados de fabricação, etc. Compreender estas informações é fundamental para se ter certeza de que se está a utilizar o pneu correto.

 

Como ler um pneu

Legenda:

205 - Largura de secção do pneu em milímetros (205 mm)

50 - É a relação entre a altura e a largura de secção (este mede em altura 50% da largura, ou seja, aproximadamente 102 mm)

R - Construção Radial

15 - Diâmetro da jante em polegadas (15 polegadas = 381 mm)

86 - Índice de Carga - É o índice de carga que indica o peso máximo que cada pneu pode suportar (normalmente as lojas especializadas dispõe da tabela indicativa de carga, que neste exemplo equivale a 530 kg)

V - Código de Velocidade - Cada pneu tem o seu limite em termos de velocidade de rodagem (da mesma forma que o índice de carga, existe um diagrama ou tabela que mostra a velocidade máxima para a qual o pneu foi construído, que no exemplo é de 240 km/h)

TUBELESS - A indicação "tubeless" ou TL significa que é um pneu sem câmara de ar. Quando tem câmara de ar surge a indicação "tubetype" ou TT

CV90 - Desenho dos sulcos do pneu

 

As restantes informações significam:

Taxa Máxima de Carga de 1224 LBS

Pressão Máxima de 36 PSI

As lonas são compostas de seis camadas, sendo duas de Rayon, duas de aço e duas de Nylon

As laterais tem lonas com duas camadas de Rayon

 

Mais informações em:

Folheto Informativo do CEPP.pdf


 
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