O SGPU até hoje

Nº de pneus ligeiros tratados:

Emissões evitadas (t CO2eq):

Consumo de energia evitado (GJ):

Sabia que a energia consumida na recauchutagem de um pneu usado é 2,5 vezes inferior à utilizada na produção de um pneu novo?

Sabia que o processo de reciclagem de pneus usados transforma-os em matérias-primas que se utilizam para pavimentar, por exemplo, parques infantis e campos desportivos, entre outras aplicações?

Sabia que os pneus usados podem ser utilizados como combustível alternativo nos fornos das cimenteiras, num processo que recupera parte da sua energia?

Sabia que se andar com menos 0,6 bar de pressão em relação ao recomendado o seu pneu pode durar metade do expectável?

Sabia que todos os pneus vendidos a partir de Novembro de 2012 irão estar rotulados com informação relativa à eficiência energética, nível de ruído e segurança de travagem?

Sabia que a utilização de pneus como alternativa aos combustíveis fósseis permite a redução de emissões de CO2 devido à combustão da biomassa constituinte do pneu (derivado da borracha natural)?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), os pneus recolhidos e valorizados pela Valorpneu davam para completar 2 voltas à Terra?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a borracha natural reaproveitada na reciclagem de pneus usados evitou a sua extração em 4.000.000 de árvores?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a energia gerada pela valorização dos pneus usados da Valorpneu dava para produzir o cimento necessário à construção de 11 estádios de futebol?

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Informação Técnica

Circular em Segurança com os Pneus

Para que um veículo esteja sempre em perfeitas condições e possa circular em segurança, é essencial uma manutenção regular e vários cuidados, nomeadamente com os pneus. Como órgãos vitais que são, os pneus precisam de tanta atenção como o motor, por exemplo, pois estão igualmente submetidos a duros esforços.

Eis alguns conselhos para que a sua viagem corra sobre rodas:

  • As especificações dos pneus deverão ser sempre as recomendadas pelo fabricante da viatura.
  • Pneus novos, ou com menor desgaste, deverão ser montados no eixo traseiro.
  • Verifique a pressão dos pneus de 15 em 15 dias, sem esquecer o pneu sobresselente.
  • Nunca monte pneus que apresentem deformações, fissuras, cortes ou outros danos, visto a segurança poder ficar comprometida.
  • A aderência vai diminuindo com o uso. Os pneus modernos, por uma questão de segurança, têm indicadores de desgaste que informam quando o pneu deverá ser substituído. Em Portugal, o valor do limite legal é 1,6 mm em toda a largura da superfície de rodagem.

 

Mais informações em:

Press Release ACAP e CEPP, Novembro 2013.pdf


 
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