O SGPU até hoje

Nº de pneus ligeiros tratados:

Emissões evitadas (t CO2eq):

Consumo de energia evitado (GJ):

Sabia que a energia consumida na recauchutagem de um pneu usado é 2,5 vezes inferior à utilizada na produção de um pneu novo?

Sabia que o processo de reciclagem de pneus usados transforma-os em matérias-primas que se utilizam para pavimentar, por exemplo, parques infantis e campos desportivos, entre outras aplicações?

Sabia que os pneus usados podem ser utilizados como combustível alternativo nos fornos das cimenteiras, num processo que recupera parte da sua energia?

Sabia que se andar com menos 0,6 bar de pressão em relação ao recomendado o seu pneu pode durar metade do expectável?

Sabia que todos os pneus vendidos a partir de Novembro de 2012 irão estar rotulados com informação relativa à eficiência energética, nível de ruído e segurança de travagem?

Sabia que a utilização de pneus como alternativa aos combustíveis fósseis permite a redução de emissões de CO2 devido à combustão da biomassa constituinte do pneu (derivado da borracha natural)?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), os pneus recolhidos e valorizados pela Valorpneu davam para completar 2 voltas à Terra?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a borracha natural reaproveitada na reciclagem de pneus usados evitou a sua extração em 4.000.000 de árvores?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a energia gerada pela valorização dos pneus usados da Valorpneu dava para produzir o cimento necessário à construção de 11 estádios de futebol?

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Soluções para Pneus Usados

Recauchutagem

A recauchutagem de pneus é um processo que transforma pneus usados, designados nesta indústria, por carcaças, que não apresentem danos estruturais, em pneus capazes de serem reutilizados, através da deposição de um novo piso.

A recauchutagem, em termos ambientais, contribui para a redução dos consumos de recursos naturais (petróleo e seus derivados, borracha natural, etc.), pois constitui-se como um processo que garante a extensão do ciclo de vida do pneu.

A logística de funcionamento das empresas de recauchutagem é caracterizada genericamente por:

  1. os pneus são distribuídos aos revendedores/agentes ou grandes frotistas com os quais o recauchutador tem acordos/contratos (pneus novos e/ou pneus recauchutados, uma vez que, geralmente, os recauchutadores são também distribuidores de pneus novos);
  2. na volta do transporte, os revendedores/agentes ou grandes frotistas, entregam os pneus usados com potencial para serem recauchutados, que se encontravam na sua posse;
  3. uma vez na unidade de recauchutagem, os pneus são submetidos a exames de avaliação da condição da carcaça, de forma a determinar-se quais os que podem ser aproveitados para recauchutar;
  4. os pneus rejeitados são normalmente devolvidos aos seus proprietários, ou encaminhados para os pontos de recolha da rede da Valorpneu para posterior valorização.

A taxa de rejeição no exame de avaliação da carcaça varia consoante o tipo de pneu. No entanto, pode afirmar-se que esta taxa é aproximadamente 40 a 50% nos pneus ligeiros e 20 a 30% nos pneus pesados.

A recauchutagem de pneus de pesados é efectuada em cerca de 80% dos pneus usados, enquanto nos pneus ligeiros esta percentagem é consideravelmente mais baixa, uma vez que, de acordo com informações fornecidas pelos recauchutadores, o mercado não absorve tão facilmente este produto.


 
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