O SGPU até hoje

Nº de pneus ligeiros tratados:

Emissões evitadas (t CO2eq):

Consumo de energia evitado (GJ):

Sabia que a energia consumida na recauchutagem de um pneu usado é 2,5 vezes inferior à utilizada na produção de um pneu novo?

Sabia que o processo de reciclagem de pneus usados transforma-os em matérias-primas que se utilizam para pavimentar, por exemplo, parques infantis e campos desportivos, entre outras aplicações?

Sabia que os pneus usados podem ser utilizados como combustível alternativo nos fornos das cimenteiras, num processo que recupera parte da sua energia?

Sabia que se andar com menos 0,6 bar de pressão em relação ao recomendado o seu pneu pode durar metade do expectável?

Sabia que todos os pneus vendidos a partir de Novembro de 2012 irão estar rotulados com informação relativa à eficiência energética, nível de ruído e segurança de travagem?

Sabia que a utilização de pneus como alternativa aos combustíveis fósseis permite a redução de emissões de CO2 devido à combustão da biomassa constituinte do pneu (derivado da borracha natural)?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), os pneus recolhidos e valorizados pela Valorpneu davam para completar 2 voltas à Terra?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a borracha natural reaproveitada na reciclagem de pneus usados evitou a sua extração em 4.000.000 de árvores?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a energia gerada pela valorização dos pneus usados da Valorpneu dava para produzir o cimento necessário à construção de 11 estádios de futebol?

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Soluções para Pneus Usados

Reutilização para Outros Fins

Existe uma grande variedade de aplicações para valorizar pneus usados, nomeadamente ao nível da reutilização de pneus inteiros para outros fins. Por exemplo, beneficiando da resistência estrutural dos pneus usados inteiros, estes podem ser utilizados como elementos de protecção de molhes marítimos, de barcos, em aterros, e em obras de engenharia civil, como muros de retenção ou na construção de túneis, para evitar o contacto direto entre as rochas desprendidas dos maciços e a laje superior do túnel. Esta solução foi usada por exemplo, em alguns túneis da Região Autónoma da Madeira.

Os pneus usados podem igualmente ser utilizados em pisos permeáveis para estradas, bem como em camadas drenantes na construção de plataformas ou armazéns, evitando a necessidade de uma bacia de retenção externa.

A borracha dos pneus usados pode ainda ser utilizada para a manufatura de solas de sapato, tiras para serem usadas em estofos de sofás, circunferências de borracha para redes de pesca de arrasto, gamelas, etc. Estas últimas aplicações limitam-se, no entanto, apenas aos pneus usados antigos, sem aço.


 
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