O SGPU até hoje

Nº de pneus ligeiros tratados:

Emissões evitadas (t CO2eq):

Consumo de energia evitado (GJ):

Sabia que a energia consumida na recauchutagem de um pneu usado é 2,5 vezes inferior à utilizada na produção de um pneu novo?

Sabia que o processo de reciclagem de pneus usados transforma-os em matérias-primas que se utilizam para pavimentar, por exemplo, parques infantis e campos desportivos, entre outras aplicações?

Sabia que os pneus usados podem ser utilizados como combustível alternativo nos fornos das cimenteiras, num processo que recupera parte da sua energia?

Sabia que se andar com menos 0,6 bar de pressão em relação ao recomendado o seu pneu pode durar metade do expectável?

Sabia que todos os pneus vendidos a partir de Novembro de 2012 irão estar rotulados com informação relativa à eficiência energética, nível de ruído e segurança de travagem?

Sabia que a utilização de pneus como alternativa aos combustíveis fósseis permite a redução de emissões de CO2 devido à combustão da biomassa constituinte do pneu (derivado da borracha natural)?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), os pneus recolhidos e valorizados pela Valorpneu davam para completar 2 voltas à Terra?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a borracha natural reaproveitada na reciclagem de pneus usados evitou a sua extração em 4.000.000 de árvores?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a energia gerada pela valorização dos pneus usados da Valorpneu dava para produzir o cimento necessário à construção de 11 estádios de futebol?

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Soluções para Pneus Usados

Valorização Energética

Os pneus usados podem ser utilizados no processo de co-processamento como combustível complementar ou alternativo para o fabrico de cimento ou para a produção de eletricidade e vapor em unidades de co-geração, devido ao seu elevado poder calorífico.

O poder calorifico dos pneus pode variar dependendo da sua tipologia, apresentando valores médios de 26,4 MJ/kg para pneus pesados e cerca de 30,2 MJ/kg para pneus ligeiros (Aliapur, 2009), assim como na forma como são consumidos, onde podemos ter 25 MJ/kg (Boesch, 2009) para pneus inteiros ou cerca de 36 MJ/kg para pneus granulados (Uson, 2013).

Na tabela seguinte encontra-se a comparação do poder calorifico dos pneus com outros combustíveis (Basel Convention, 2011):

Combustível PCI (MJ/kg) 
 Pneus 25-35 
 Carvão  27
 Petcoke  32
 Gasóleo  46
 Gás natural              39
 Madeira  10

O co-processamento em cimenteiras permite ainda valorizar materialmente a fracção não combustível dos pneus consumidos (cinzas), devido à sua incorporação no produto final (clínquer). Esta percentagem de valorização material varia consoante a tipologia dos pneus, podendo ir de 19,1% no caso de pneus ligeiros até 29,6% no caso de pneus pesados (3Drivers, 2014).  

A utilização de pneus usados como combustível alternativo permite ainda a redução de emissões por combustão da biomassa, face à utilização de combustíveis fósseis, devido à componente de borracha natural existente nos pneus (fonte de carbono renovável).

 

Fontes:

Basel Convention (2011) - UNEP. 2013. Basel Convention Revised Technical Guidelines for the Environmentally Sound Management of Used and Waste Pneumatic Tyres. Geneva: United Nations.

Boesch (2009) - Boesch, M. E., Koehler, A., & Hellweg, S. 2009. Model for cradle-to-gate life cycle assessment of clinker production. Environmental science & technology, 43(19), 7578-7583.

Uson (2013) - Usón, A., López-Sabirón, A. M., Ferreira, G., & Llera Sastresa, E. 2013. Uses of alternative fuels and raw materials in the cement industry as sustainable waste management options. Renewable and Sustainable Energy Reviews, 23, 242-260.

Aliapur (2009) - Aliapur. Utilisation des pneus usagés comme combustible alternatif - Valeurs de référence et protocoles de caractérisation. Document de référence. Service R&D.

3Drivers (2014) - Co-processamento - Valorização material de combustíveis alternativos na indústria cimenteira, Novembro 2014.













 
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