O SGPU até hoje

Nº de pneus ligeiros tratados:

Emissões evitadas (t CO2eq):

Consumo de energia evitado (GJ):

Sabia que a energia consumida na recauchutagem de um pneu usado é 2,5 vezes inferior à utilizada na produção de um pneu novo?

Sabia que o processo de reciclagem de pneus usados transforma-os em matérias-primas que se utilizam para pavimentar, por exemplo, parques infantis e campos desportivos, entre outras aplicações?

Sabia que os pneus usados podem ser utilizados como combustível alternativo nos fornos das cimenteiras, num processo que recupera parte da sua energia?

Sabia que se andar com menos 0,6 bar de pressão em relação ao recomendado o seu pneu pode durar metade do expectável?

Sabia que todos os pneus vendidos a partir de Novembro de 2012 irão estar rotulados com informação relativa à eficiência energética, nível de ruído e segurança de travagem?

Sabia que a utilização de pneus como alternativa aos combustíveis fósseis permite a redução de emissões de CO2 devido à combustão da biomassa constituinte do pneu (derivado da borracha natural)?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), os pneus recolhidos e valorizados pela Valorpneu davam para completar 2 voltas à Terra?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a borracha natural reaproveitada na reciclagem de pneus usados evitou a sua extração em 4.000.000 de árvores?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a energia gerada pela valorização dos pneus usados da Valorpneu dava para produzir o cimento necessário à construção de 11 estádios de futebol?

Você está em : entrada > Menu Lateral > Sobre a Valorpneu
Sobre a Valorpneu

Licença

A Valorpneu foi inicialmente licenciada para operar no Continente em 7 de Outubro de 2002, pelos Ministérios da Economia e das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente, como entidade gestora do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU). O sistema entrou em funcionamento no Continente em 1 de Fevereiro de 2003.

Em Janeiro de 2006, foi concedida a licença de extensão da actividade da Valorpneu à Região Autónoma da Madeira, pela Direcção Regional do Ambiente da Madeira, e em Abril de 2006, por despacho conjunto da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e da Secretaria Regional da Economia, foi concedida a licença de extensão à Região Autónoma dos Açores. O sistema entrou em funcionamento em ambas as regiões autónomas no dia 1 de Maio de 2006.

Este primeiro período de licenciamento terminou no dia de 7 de Outubro de 2007, sendo emitidas as respectivas prorrogações por prazo de um ano.

No dia 4 de Dezembro de 2008 foi concedida nova licença à Valorpneu com efeitos a partir de 7 de Outubro de 2008.

Este segundo período de licenciamento terminou no dia 31 de Dezembro de 2013, tendo sido emitida a respectiva prorrogação no dia 24 de Junho de 2014 com efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2014.


Downloads

 
contactos    -    links úteis    -    Newsletter
português    -    english
©2017 Valorpneu. Todos os direitos reservados.