O SGPU até hoje

Nº de pneus ligeiros tratados:

Emissões evitadas (t CO2eq):

Consumo de energia evitado (GJ):

Sabia que a energia consumida na recauchutagem de um pneu usado é 2,5 vezes inferior à utilizada na produção de um pneu novo?

Sabia que o processo de reciclagem de pneus usados transforma-os em matérias-primas que se utilizam para pavimentar, por exemplo, parques infantis e campos desportivos, entre outras aplicações?

Sabia que os pneus usados podem ser utilizados como combustível alternativo nos fornos das cimenteiras, num processo que recupera parte da sua energia?

Sabia que se andar com menos 0,6 bar de pressão em relação ao recomendado o seu pneu pode durar metade do expectável?

Sabia que todos os pneus vendidos a partir de Novembro de 2012 irão estar rotulados com informação relativa à eficiência energética, nível de ruído e segurança de travagem?

Sabia que a utilização de pneus como alternativa aos combustíveis fósseis permite a redução de emissões de CO2 devido à combustão da biomassa constituinte do pneu (derivado da borracha natural)?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), os pneus recolhidos e valorizados pela Valorpneu davam para completar 2 voltas à Terra?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a borracha natural reaproveitada na reciclagem de pneus usados evitou a sua extração em 4.000.000 de árvores?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a energia gerada pela valorização dos pneus usados da Valorpneu dava para produzir o cimento necessário à construção de 11 estádios de futebol?

Você está em : entrada > Menu Lateral > Conheça o Sistema SGPU
Conheça o Sistema SGPU

Rede de Valorização

A rede de valorização da Valorpneu é essencialmente constituída por operadores de reciclagem e de valorização energética. Pontualmente podem surgir operadores que valorizam os pneus usados através de reutilização para outros fins (como por exemplo para obras de construção civil, protecção de molhes marítimos, etc.).

Os operadores de reciclagem recebem os pneus inteiros ou cortados e processam-nos em granulado de borracha (com separação do metal e do têxtil incorporado nos pneus), o qual é depois utilizado para diversas aplicações (betume modificado com borracha, campos de futebol sintéticos, pavimentos, parques infantis, etc.). A Valorpneu trabalha atualmente com 3 empresas de reciclagem: a Biosafe, localizada em Ovar, a Biogoma, localizada em Tremês, e a Recipneu, localizada em Sines. As duas primeiras operam através de um processo mecânico enquanto que a segunda possui um processo criogénico.

Os operadores de valorização energética utilizam os pneus usados como combustível alternativo para produção de energia, aproveitando o excelente poder calorífico do pneu (semelhante ao carvão), e poupando desta forma o consumo de combustíveis tradicionais (combustíveis fósseis), para além da redução de emissões obtida por combustão da biomassa constituinte do pneu (derivado da borracha natural). Atualmente, a Valorpneu opera com 6 instalações de valorização energética: as três fábricas de cimento do Grupo Secil, localizadas em Maceira, Pataias e Outão, duas fábricas de cimento do Grupo Cimpor, Alhandra e Loulé, e a instalação de cogeração da empresa Recauchutagem Nortenha, localizada em Penafiel.

Mapa da Rede





legenda reciclador Reciclador legenda valorizador energético Valorizador Energético legenda fragmentador Fragmentador
 
contactos    -    links úteis    -    Newsletter
português    -    english
©2017 Valorpneu. Todos os direitos reservados.