A Valorpneu, no âmbito do seu licenciamento como entidade gestora de pneus usados, tem como principal objetivo criar e desenvolver um sistema que permita gerir e processar de forma adequada o fluxo de pneus usados anualmente gerados.

Neste contexto, foi criado o SGPU – Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados, que se define como sendo um sistema articulado de processos e responsabilidades que visa o correto encaminhamento dos pneus em fim de vida, eliminando a deposição em aterro e promovendo a recolha, separação, retoma e valorização. Este sistema é financiado pela cobrança de um Ecovalor aquando da venda de um pneu introduzido no mercado nacional (novo ou usado).

A Valorpneu utiliza o Ecovalor para financiar um sistema cuja responsabilidade se inicia na recolha (através da disponibilização de espaços próprios para armazenar temporariamente os pneus usados), passa pelo transporte (entre os operadores de recolha e os valorizadores) e termina na valorização (preparação para reutilização, incluindo a recauchutagem, reciclagem e valorização energética).

O sistema engloba ainda a promoção das suas atividades, através de processos de comunicação adequados, bem como o financiamento de atividades de I&D que contribuam para atingir os seus objetivos.

Os pneus usados expedidos pelos Centros de Receção podem seguir três destinos:

– Preparação para reutilização (incluindo Recauchutagem)
– Reciclagem
– Valorização Energética

Preparação para a reutilização: aproveitamento do pneu, que ainda se encontra em condições, sendo de novo colocado no mercado para continuar a ser utilizado para o mesmo fim (reutilização meio-piso ou reutilização do pneu após recauchutado), ou para utilização em fim diverso do qual foi concebido (reutilização para outros fins). A recauchutagem é a operação pela qual um pneu já utilizado, após cumprir o seu ciclo de vida, é reconstruído de modo a permitir a sua utilização para o mesmo fim para o qual foi projetado.

Reciclagem: processamento de pneus usados, através do qual os materiais constituintes dos pneus são novamente transformados em produtos, materiais ou substâncias para o seu fim original ou para outros fins, nomeadamente como matéria-prima a incorporar noutros produtos (ex: Betume Modificado com Borracha para pavimentação de vias rodoviárias, pisos de parques infantis, relva sintética, etc.).

Valorização energética: processamento de pneus usados por combustão, para recuperação energética.