Existe uma série de informações inscritas na parte lateral do pneu que constituem o seu “cartão de identificação”, e que permitem perceber a medida do pneu, os limites do seu uso, os dados de fabricação, etc. Compreender estas informações é fundamental para se ter certeza de que se está a utilizar o pneu correto.

Legenda:

205 – Largura de secção do pneu em milímetros (205 mm)

05 – Largura de secção do pneu em milímetros (205 mm)

50 – É a relação entre a altura e a largura de secção (este mede em altura 50% da largura, ou seja, aproximadamente 102 mm)

R – Construção Radial

15 – Diâmetro da jante em polegadas (15 polegadas = 381 mm)

86 – Índice de Carga – É o índice de carga que indica o peso máximo que cada pneu pode suportar (normalmente as lojas especializadas dispõe da tabela indicativa de carga, que neste exemplo equivale a 530 kg)

V – Código de Velocidade – Cada pneu tem o seu limite em termos de velocidade de rodagem (da mesma forma que o índice de carga, existe um diagrama ou tabela que mostra a velocidade máxima para a qual o pneu foi construído, que no exemplo é de 240 km/h)

TUBELESS – A indicação “tubeless” ou TL significa que é um pneu sem câmara de ar. Quando tem câmara de ar surge a indicação “tubetype” ou TT

CV90 – Desenho dos sulcos do pneu