Existe uma grande variedade de aplicações para valorizar pneus usados, nomeadamente ao nível da reutilização de pneus inteiros para outros fins. Por exemplo, beneficiando da resistência estrutural dos pneus usados inteiros, estes podem ser utilizados como elementos de protecção de molhes marítimos, de barcos, em aterros, e em obras de engenharia civil, como muros de retenção ou na construção de túneis, para evitar o contacto direto entre as rochas desprendidas dos maciços e a laje superior do túnel. Esta solução foi usada por exemplo, em alguns túneis da Região Autónoma da Madeira.

Os pneus usados podem igualmente ser utilizados em pisos permeáveis para estradas, bem como em camadas drenantes na construção de plataformas ou armazéns, evitando a necessidade de uma bacia de retenção externa.

A borracha dos pneus usados pode ainda ser utilizada para a manufatura de solas de sapato, tiras para serem usadas em estofos de sofás, circunferências de borracha para redes de pesca de arrasto, gamelas, etc. Estas últimas aplicações limitam-se, no entanto, apenas aos pneus usados antigos, sem aço.