O SGPU até hoje

Nº de pneus ligeiros tratados:

Emissões evitadas (t CO2eq):

Consumo de energia evitado (GJ):

Sabia que a energia consumida na recauchutagem de um pneu usado é 2,5 vezes inferior à utilizada na produção de um pneu novo?

Sabia que o processo de reciclagem de pneus usados transforma-os em matérias-primas que se utilizam para pavimentar, por exemplo, parques infantis e campos desportivos, entre outras aplicações?

Sabia que os pneus usados podem ser utilizados como combustível alternativo nos fornos das cimenteiras, num processo que recupera parte da sua energia?

Sabia que se andar com menos 0,6 bar de pressão em relação ao recomendado o seu pneu pode durar metade do expectável?

Sabia que todos os pneus vendidos a partir de Novembro de 2012 irão estar rotulados com informação relativa à eficiência energética, nível de ruído e segurança de travagem?

Sabia que a utilização de pneus como alternativa aos combustíveis fósseis permite a redução de emissões de CO2 devido à combustão da biomassa constituinte do pneu (derivado da borracha natural)?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), os pneus recolhidos e valorizados pela Valorpneu davam para completar 2 voltas à Terra?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a borracha natural reaproveitada na reciclagem de pneus usados evitou a sua extração em 4.000.000 de árvores?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a energia gerada pela valorização dos pneus usados da Valorpneu dava para produzir o cimento necessário à construção de 11 estádios de futebol?

Você está em : entrada > Menu Lateral > Sobre a Valorpneu
Press Center

Valorpneu apresenta CIRCUITO DE PORTUGAL 2019

9 Jan 2019

A Valorpneu anuncia o lançamento do “Circuito de Portugal”, uma iniciativa que vai percorrer o país, entre janeiro e junho deste ano, para realizar a visita aos detentores portugueses de pneus usados, promovendo uma ação no local, recordando as boas práticas do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU) e reforçando o compromisso de todos os intervenientes para a sustentabilidade do setor.

Esta iniciativa da Valorpneu é uma ação única em Portugal e na Europa e está em linha com a missão desta na organização e gestão do sistema de recolha e destino final de pneus usados em território nacional. Para o sucesso deste Circuito foi definido um calendário de visitas que prevê a passagem por mais de 4100 pontos distribuídos pelo território nacional.

Para Climénia Silva, Diretora Geral da Valorpneu, “O Circuito Portugal Valorpneu é uma ação inovadora projetada para nos permitir ir ao encontro de cada um dos detentores de pneus usados no nosso país. Com esta visita queremos escutar os detentores, conhecer os seus desafios na gestão diária destes recursos e recordar algumas das regras de segurança e eficiência do SGPU. Os detentores de pneus usados são um elemento essencial do Sistema, cujo cuidado e dedicação, em sintonia com os restantes intervenientes, tem-nos permitido alcançar bons resultados que colocam Portugal acima da média europeia quer na taxa de recolha, quer na taxa de reciclagem e de recauchutagem”.

O Circuito arranca em Janeiro em vários distritos em simultâneo e deve culminar em junho, no distrito de Santarém. A ação integra 11 promotores que vão realizar cerca de 770 visitas mensais, prevendo-se o envolvimento de mais de 10.000 pessoas (número estimativo de quase 2,5 pessoas por cada um dos 4100 detentores visitados). Para além de um importante momento informativo, as sessões integram ainda uma ação lúdica com um inovador pneu telecomandado que surpreenderá e desafiará os participantes. A visita servirá ainda para a recolha e atualização de informação, permitindo uma perspetiva real e atual do Sistema, e que será apresentada no final do Circuito.

Recorde-se que os detentores de pneus usados são os operadores, as empresas ou as entidades (oficinas, estações de serviço, lojas especializadas, desmanteladores, grandes frotistas, autarquias, particulares, etc.), que detenham pneus usados. Estes importantes elementos do SGPU efetuam a retoma dos pneus usados e realizam a sua entrega nos Centros de Receção ou cedem-nos aos recauchutadores.

De salientar ainda que, em Portugal, em matéria de gestão dos pneus usados e a par com outros estados europeus, vigora a Responsabilidade Alargada do Produtor (RAP). Existem ainda países em mercado livre e outros nos quais a responsabilidade para a gestão deste material é diretamente do Estado. Pelo contrário, na maioria dos países fora da Europa não existem sistemas de gestão organizados, pelo que a UE tem sido uma referência de estruturação para o resto do mundo.

A cerimónia de arranque aconteceu em Loures, na sede da Cometil. Tendo as instalações deste reconhecido distribuidor de equipamentos e consumíveis para o serviço pós-venda do sector automóvel, sido o lugar escolhido para a apresentação oficial do Circuito. Foi o momento para uma visita às instalações deste detentor que é exemplo das boas práticas promovidas pelo Circuito. O evento contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente e de dirigentes de importantes entidades públicas e privadas dos sectores do ambiente e automóvel, que reafirmaram o importante papel do Sistema de Gestão de Pneus Usados para um futuro sustentável de todo o sector automóvel.


 
contactos    -    links úteis    -    Newsletter
português    -    english
©2019 Valorpneu. Todos os direitos reservados.