O SGPU até hoje

Nº de pneus ligeiros tratados:

Emissões evitadas (t CO2eq):

Consumo de energia evitado (GJ):

Sabia que a energia consumida na recauchutagem de um pneu usado é 2,5 vezes inferior à utilizada na produção de um pneu novo?

Sabia que o processo de reciclagem de pneus usados transforma-os em matérias-primas que se utilizam para pavimentar, por exemplo, parques infantis e campos desportivos, entre outras aplicações?

Sabia que os pneus usados podem ser utilizados como combustível alternativo nos fornos das cimenteiras, num processo que recupera parte da sua energia?

Sabia que se andar com menos 0,6 bar de pressão em relação ao recomendado o seu pneu pode durar metade do expectável?

Sabia que todos os pneus vendidos a partir de Novembro de 2012 irão estar rotulados com informação relativa à eficiência energética, nível de ruído e segurança de travagem?

Sabia que a utilização de pneus como alternativa aos combustíveis fósseis permite a redução de emissões de CO2 devido à combustão da biomassa constituinte do pneu (derivado da borracha natural)?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), os pneus recolhidos e valorizados pela Valorpneu davam para completar 2 voltas à Terra?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a borracha natural reaproveitada na reciclagem de pneus usados evitou a sua extração em 4.000.000 de árvores?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a energia gerada pela valorização dos pneus usados da Valorpneu dava para produzir o cimento necessário à construção de 11 estádios de futebol?

Você está em : entrada > Menu Lateral > Sobre a Valorpneu
Press Center

Valorpneu, uma organização registada no EMAS

1 Mar 2019

A Valorpneu, entidade gestora do fluxo específico de pneus usados, acaba de ser reconhecida por mais uma etapa no seu desempenho ambiental, com o registo no EMAS, Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria. O EMAS é um mecanismo voluntário que visa promover a melhoria contínua do desempenho ambiental das organizações mediante a implementação de sistemas de gestão ambiental, bem como a disponibilização de informação relevante ao público e a outras partes interessadas. A Declaração Ambiental da Valorpneu foi validada pelo verificador, a SGS IC e obteve parecer positivo da Agência Portuguesa do Ambiente, entidade responsável a nível nacional pelo processo de registo das organizações neste sistema e por controlar a sua admissão e manutenção no registo.

Após ter obtido no início de 2018 a certificação do seu Sistema de Gestão de Qualidade e Ambiente pelas ISO 9001:2015 e 14001:2015, o que representa uma garantia da prestação de serviços de um elevado nível de qualidade e de compromisso com a melhoria contínua, a Valorpneu dá mais um passo e reforça o seu desempenho, credibilidade, reputação e transparência.

O EMAS proporciona vantagens às organizações com uma gestão ambiental de grande qualidade, a utilização eficiente dos recursos e menores custos, bem como de garantia de total conformidade com a legislação ambiental, informações ambientais validadas, melhor gestão de riscos e de oportunidades e motivação das equipas de trabalho, entre outros aspetos.

No desenvolvimento da sua atividade a Valorpneu assume o compromisso com os princípios orientadores do desenvolvimento sustentável, assentes na proteção do ambiente, na criação de valor e na qualificação de recursos humanos no âmbito do sistema que gere, contribuindo para a economia circular.


 
contactos    -    links úteis    -    Newsletter
português    -    english
©2019 Valorpneu. Todos os direitos reservados.