O SGPU até hoje

Nº de pneus ligeiros tratados:

Emissões evitadas (t CO2eq):

Consumo de energia evitado (GJ):

Sabia que a energia consumida na recauchutagem de um pneu usado é 2,5 vezes inferior à utilizada na produção de um pneu novo?

Sabia que o processo de reciclagem de pneus usados transforma-os em matérias-primas que se utilizam para pavimentar, por exemplo, parques infantis e campos desportivos, entre outras aplicações?

Sabia que os pneus usados podem ser utilizados como combustível alternativo nos fornos das cimenteiras, num processo que recupera parte da sua energia?

Sabia que se andar com menos 0,6 bar de pressão em relação ao recomendado o seu pneu pode durar metade do expectável?

Sabia que todos os pneus vendidos a partir de Novembro de 2012 irão estar rotulados com informação relativa à eficiência energética, nível de ruído e segurança de travagem?

Sabia que a utilização de pneus como alternativa aos combustíveis fósseis permite a redução de emissões de CO2 devido à combustão da biomassa constituinte do pneu (derivado da borracha natural)?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), os pneus recolhidos e valorizados pela Valorpneu davam para completar 2 voltas à Terra?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a borracha natural reaproveitada na reciclagem de pneus usados evitou a sua extração em 4.000.000 de árvores?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a energia gerada pela valorização dos pneus usados da Valorpneu dava para produzir o cimento necessário à construção de 11 estádios de futebol?

Você está em : entrada > Menu Lateral > Sobre a Valorpneu
Press Center

Workshop Produtores - Obrigações a cumprir

19 Mar 2019

Promovida pela Valorpneu, realizou-se, no passado dia 19 de março, no Myriad Crystal Centre, no Parque das Nações, uma sessão de esclarecimento - Workshop Produtores – Obrigações a cumprir - aberta a todos os produtores (e demais interessados) a quem subsistissem questões que carecessem de clarificação, desde que procedessem à respetiva inscrição. O objetivo desta sessão teve como base os inúmeros exemplos colocados à Valorpneu pelos produtores nos últimos meses, nomeadamente desde a entrada em vigor de nova legislação e regras.

Os trabalhos iniciaram-se com a intervenção de Neusa Guerreiro, gerente da Valorpneu, que destacou o importante papel dos produtores no Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados, e agradeceu a confiança depositada por estes na Valorpneu. Foram intervenientes na sessão como oradores Sílvia Ricardo, da Agência Portuguesa do Ambiente, Diogo Aresta Branco, da Valorpneu, e Carla Pinto, Diretora de Serviços da Sustentabilidade Empresarial da Direção-Geral das Atividades Económicas.

As intervenções incidiram sobre áreas como o portal SILiAmb, registo, enquadramento e declarações, Decreto-Lei 152-D/2017 e as principais alterações no novo contrato de produtor, como o novo enquadramento legal, faturação eletrónica, débito direto, “1ª disponibilização” para o mercado, regras a cumprir relativas à não liquidação do Ecovalor aquando da transferência dos pneus para o mercado fora do território nacional, bem como o modelo que deve ser respeitado pela Valorpneu referente ao cálculo do Ecovalor. O evento contou com o importante contributo da Direção-Geral das Atividades Económicas e da Agência Portuguesa do Ambiente, representada por Mercês Ferreira, do Conselho Diretivo daquela agência, na clarificação de diversas dúvidas colocadas pelos produtores presentes.

O retorno dos que marcaram presença confirmou o sucesso do objetivo a que a Valorpneu se propôs: apoiar os produtores na clarificação das regras e questões legais que têm implicação na sua atividade profissional.

A todos os participantes, o nosso muito obrigado!

Abaixo encontram as apresentações dos nossos intervenientes:

https://apoiosiliamb.apambiente.pt/lista-de-documentos/1301?language=pt-pt 


Downloads

 
contactos    -    links úteis    -    Newsletter
português    -    english
©2019 Valorpneu. Todos os direitos reservados.