O SGPU até hoje

Nº de pneus ligeiros tratados:

Emissões evitadas (t CO2eq):

Consumo de energia evitado (GJ):

Sabia que a energia consumida na recauchutagem de um pneu usado é 2,5 vezes inferior à utilizada na produção de um pneu novo?

Sabia que o processo de reciclagem de pneus usados transforma-os em matérias-primas que se utilizam para pavimentar, por exemplo, parques infantis e campos desportivos, entre outras aplicações?

Sabia que os pneus usados podem ser utilizados como combustível alternativo nos fornos das cimenteiras, num processo que recupera parte da sua energia?

Sabia que se andar com menos 0,6 bar de pressão em relação ao recomendado o seu pneu pode durar metade do expectável?

Sabia que todos os pneus vendidos a partir de Novembro de 2012 irão estar rotulados com informação relativa à eficiência energética, nível de ruído e segurança de travagem?

Sabia que a utilização de pneus como alternativa aos combustíveis fósseis permite a redução de emissões de CO2 devido à combustão da biomassa constituinte do pneu (derivado da borracha natural)?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), os pneus recolhidos e valorizados pela Valorpneu davam para completar 2 voltas à Terra?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a borracha natural reaproveitada na reciclagem de pneus usados evitou a sua extração em 4.000.000 de árvores?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a energia gerada pela valorização dos pneus usados da Valorpneu dava para produzir o cimento necessário à construção de 11 estádios de futebol?

Você está em : entrada > Menu Lateral > Sobre a Valorpneu
Press Center

CIRCUITO DE PORTUGAL 2019 percorre o norte do país

26 Abr 2019

O “Circuito de Portugal”, uma iniciativa única da Valorpneu, prepara-se para percorrer durante o próximo mês, o Norte do país. O roadshow pioneiro que está, desde o inicio deste ano, a percorrer todo o país na defesa do ambiente, prepara-se agora para um conjunto de acções de sensibilização junto dos detentores de pneus usados a Norte do país, recordando as boas práticas do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU) e reforçando o compromisso de todos os intervenientes com a sustentabilidade do setor.

Depois de passar por mais de 10 distritos e de ter já visitado cerca de 2.500 detentores, a iniciativa, única em Portugal e na Europa, prepara-se para desafiar o sector a norte do país, com um calendário de visitas que prevê a passagem por dezenas de localidades e centenas de detentores. Conhecer os limites do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados bem como as áreas de actuação da Valorpneu têm sido os maiores desafios, que reforçam a importância de ouvir os profissionais da indústria e sensibilizá-los para a correta gestão do pneu usado.  

Para Climénia Silva, Diretora Geral da Valorpneu, “O Circuito Portugal Valorpneu é uma ação inovadora, projetada para nos permitir ir ao encontro de cada um dos detentores de pneus usados no nosso país. Até ao momento o balanço é extremamente positivo já que nos tem permitido não só escutar os detentores e as suas principais sensibilidades, mas também conhecer os desafios com que se deparam na gestão diária destes recursos, recordando e formando para os limites de actuação da valorpneu e algumas das regras de segurança e eficiência do SGPU.”

Num evento que decorreu esta terça-feira, 16 de Abril, no Centro de Excelência para a Inovação Automóvel (CEIIA), assinalou-se a chegada do circuito a Norte do país, o momento escolhido para um balanço qualitativo do primeiro trimestre desta iniciativa pioneira. Um encontro que contou com a presença do Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. António Pinto Correia,  e de representantes de importantes entidades públicas e privadas dos sectores do ambiente, que reafirmaram o importante papel do Sistema de Gestão de Pneus Usados para um futuro sustentável de todo o sector.


 
contactos    -    links úteis    -    Newsletter
português    -    english
©2019 Valorpneu. Todos os direitos reservados.