O SGPU até hoje

Nº de pneus ligeiros tratados:

Emissões evitadas (t CO2eq):

Consumo de energia evitado (GJ):

Sabia que a energia consumida na recauchutagem de um pneu usado é 2,5 vezes inferior à utilizada na produção de um pneu novo?

Sabia que o processo de reciclagem de pneus usados transforma-os em matérias-primas que se utilizam para pavimentar, por exemplo, parques infantis e campos desportivos, entre outras aplicações?

Sabia que os pneus usados podem ser utilizados como combustível alternativo nos fornos das cimenteiras, num processo que recupera parte da sua energia?

Sabia que se andar com menos 0,6 bar de pressão em relação ao recomendado o seu pneu pode durar metade do expectável?

Sabia que todos os pneus vendidos a partir de Novembro de 2012 irão estar rotulados com informação relativa à eficiência energética, nível de ruído e segurança de travagem?

Sabia que a utilização de pneus como alternativa aos combustíveis fósseis permite a redução de emissões de CO2 devido à combustão da biomassa constituinte do pneu (derivado da borracha natural)?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), os pneus recolhidos e valorizados pela Valorpneu davam para completar 2 voltas à Terra?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a borracha natural reaproveitada na reciclagem de pneus usados evitou a sua extração em 4.000.000 de árvores?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a energia gerada pela valorização dos pneus usados da Valorpneu dava para produzir o cimento necessário à construção de 11 estádios de futebol?

Você está em : entrada > Menu Lateral > Sobre a Valorpneu
Press Center

Sabe o que acontece aos pneus usados em Portugal?

6 Jun 2019

A resposta a esta pergunta está na mais recente campanha de comunicação institucional da Valorpneu, sob o ‘claim’: “TUDO O QUE A VALORPNEU FAZ, FAZ BOM AMBIENTE”, que decorreu entre os dias 6 e 19 de maio em vários órgãos de comunicação social, nomeadamente na rádio (TSF, RFM, Rádio Comercial, Cidade e M80) e meios digitais (Auto Portal, Observador, Rede Sapo -Informação, SIC – Impresa, TVI+TVI24, Youtube).

A campanha teve como objetivo dar a conhecer o destino dos pneus usados em Portugal, incluindo um ‘spot’ publicitário alusivo a cada um dos possíveis destinos finais, a valorização energética, a recauchutagem ou a reciclagem em novas soluções que contribuam para um amanhã melhor.

Esta iniciativa, que tem sido promovida pela entidade gestora todos os anos, vem reforçar o reconhecimento da atividade da Valorpneu, focada na proteção do ambiente, recolhendo e valorizando todos os pneus usados gerados em Portugal. 

Mas a promoção e divulgação da atividade da Valorpneu em 2019 foi mais longe. Desde janeiro deste ano, a entidade responsável pelo bom desempenho do Sistema de Gestão Integrado de Pneus Usados (SGPU), em Portugal, está a percorrer o país de “lés a lés” com a campanha “Circuito Portugal Valorpneu”, que está a chegar ao fim no continente, com resultados bastante positivos, e que perspetiva a sua extensão à Madeira e aos Açores.

Com esta iniciativa pioneira, em Portugal e na Europa, a Valorpneu tem como objetivo recordar as boas práticas do SGPU e reforçar o compromisso com a sustentabilidade do sector através de um conjunto de ações de sensibilização junto dos detentores de pneus usados, reforçando, assim, a importância e o impacto da reutilização deste material.

Porque Existe Amanhã!


 
contactos    -    links úteis    -    Newsletter
português    -    english
©2019 Valorpneu. Todos os direitos reservados.