O SGPU até hoje

Nº de pneus ligeiros tratados:

Emissões evitadas (t CO2eq):

Consumo de energia evitado (GJ):

Sabia que a energia consumida na recauchutagem de um pneu usado é 2,5 vezes inferior à utilizada na produção de um pneu novo?

Sabia que o processo de reciclagem de pneus usados transforma-os em matérias-primas que se utilizam para pavimentar, por exemplo, parques infantis e campos desportivos, entre outras aplicações?

Sabia que os pneus usados podem ser utilizados como combustível alternativo nos fornos das cimenteiras, num processo que recupera parte da sua energia?

Sabia que se andar com menos 0,6 bar de pressão em relação ao recomendado o seu pneu pode durar metade do expectável?

Sabia que todos os pneus vendidos a partir de Novembro de 2012 irão estar rotulados com informação relativa à eficiência energética, nível de ruído e segurança de travagem?

Sabia que a utilização de pneus como alternativa aos combustíveis fósseis permite a redução de emissões de CO2 devido à combustão da biomassa constituinte do pneu (derivado da borracha natural)?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), os pneus recolhidos e valorizados pela Valorpneu davam para completar 2 voltas à Terra?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a borracha natural reaproveitada na reciclagem de pneus usados evitou a sua extração em 4.000.000 de árvores?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a energia gerada pela valorização dos pneus usados da Valorpneu dava para produzir o cimento necessário à construção de 11 estádios de futebol?

Você está em : entrada > Menu Lateral > Sobre a Valorpneu
Press Center

Medidas de Prevenção: Valorpneu facilita o cumprimento das obrigações dos Produtores

20 Dez 2019

A nova legislação decorrente do UNILEX obriga todos os produtores a declararem anualmente à Valorpneu as medidas de prevenção adotadas ou que vierem a adotar com o intuito de reduzir a quantidade de resíduos produzidos, os impactes adversos no ambiente e na saúde humana resultantes dos resíduos produzidos e o teor de substâncias nocivas presentes nos materiais e nos produtos.

Para facilitar o cumprimento desta obrigação por parte dos produtores de pneus, a entidade gestora disponibiliza uma ferramenta ‘online’ para o efeito.

As ações que podem contribuir para a prevenção dos impactes ambientais dos pneus são várias, desde a fase de conceção, passando pela da fabricação e distribuição até à fase de utilização do pneu, tendo o produtor um papel  fundamental no sentido de evitar que os pneus se transformem rapidamente em resíduo e de minimizar o seu impacte ambiental.

A título de exemplo, é possível destacar algumas medidas de prevenção que muitos produtores estão a levar a cabo ou poderão implementar na sua rotina diária a fim de contribuir para a criação de “Um Bom Ambiente”:

 

  • Projetar o pneu de forma a permitir prolongar a sua vida útil e obter melhores desempenhos na fase de utilização;
  • Reduzir a quantidade e perigosidade dos materiais utilizados na fabricação; 
  • Incorporar materiais reciclados e naturais alternativos de menor impacte;
  • Monitorizar e reduzir os consumos de matérias-primas, de resíduos de fabricação e as emissões; 
  • Reconstruir o pneu incentivando a sua reutilização;
  • Garantir a armazenagem e distribuição adequada dos pneus;
  • Disponibilizar informação para fácil leitura das características dos pneus;
  • Disponibilizar serviços especializados de acompanhamento na utilização dos pneus;
  • Desenvolver ações de sensibilização com foco nos consumidores com o objetivo de incentivar escolhas de pneus sustentáveis e adequados ao uso pretendido;
  • Desenvolver ações de sensibilização dos consumidores para a adoção de boas práticas de condução e de manutenção dos pneus.

 

Em breve, a Valorpneu vai enviar um e-mail aos Produtores de pneus com indicações para se cumprir de forma fácil esta obrigação. Esteja alerta!


 
contactos    -    links úteis    -    Newsletter
português    -    english
©2020 Valorpneu. Todos os direitos reservados.