Pelo segundo ano consecutivo, a Valorpneu avançou com a Distinção do Desempenho do Transportador 2022. O prémio este ano foi dividido em duas categorias: Melhor Desempenho em 2021 e Melhor Progresso entre 2019 e 2021. A Palmiresiduos e a Jocate foram os vencedores, respetivamente.
Os premiados receberam um ‘voucher’ para recolher jogos de pneus recauchutados, no valor de 2.500€, de um recauchutador nacional à escolha, para utilizarem nas suas frotas.
Este prémio vem acompanhado de um formulário que vai permitir às duas empresas e à Valorpneu monitorizar o desempenho e a qualidade dos pneus recauchutados que serão entregues.
Esta é mais uma iniciativa da Valorpneu em prol da promoção da recauchutagem, um dos destinos prioritários para os pneus em fim de vida, dando-lhes uma nova oportunidade de, após cumprir o seu ciclo de vida, serem reconstruídos de modo a permitir a sua utilização para o mesmo fim para o qual foram projetados. Para além de contribuir para a redução dos consumos de recursos naturais (petróleo e seus derivados, borracha natural, etc.), este processo garante a extensão do ciclo de vida do pneu, contribuindo para a economia circular e respondendo às exigências de uma sociedade com mais responsabilidade ambiental.
Em Portugal a indústria de recauchutagem tem mais de 60 anos de atividade, sendo responsável pela criação de quase meia centena postos de trabalho diretos e por um volume de negócios anual de cerca de 40 milhões de euros. Mas espera-se que venha a obter um impacte ainda maior, derivado da nova legislação europeia para os pneus, em conjunto com o novo enquadramento legislativo ambiental e com a economia tendencialmente cada vez mais circular.