Os pneus usados podem ser utilizados no processo de co-processamento como combustível complementar ou alternativo para o fabrico de cimento ou para a produção de eletricidade e vapor em unidades de co-geração, devido ao seu elevado poder calorífico.
O poder calorifico dos pneus pode variar dependendo da sua tipologia, apresentando valores médios de 26,4 MJ/kg para pneus pesados e cerca de 30,2 MJ/kg para pneus ligeiros (Aliapur, 2009), assim como na forma como são consumidos, onde podemos ter 25 MJ/kg (Boesch, 2009) para pneus inteiros ou cerca de 36 MJ/kg para pneus granulados (Uson, 2013).
Na tabela seguinte encontra-se a comparação do poder calorifico dos pneus com outros combustíveis (Basel Convention, 2011):
Combustível | PCI (MJ/kg) |
Pneus | 25-35 |
Carvão | 27 |
Petcoke | 32 |
Gasóleo | 46 |
Gás natural | 39 |
Madeira | 10 |
O co-processamento em cimenteiras permite ainda valorizar materialmente a fracção não combustível dos pneus consumidos (cinzas), devido à sua incorporação no produto final (clínquer). Esta percentagem de valorização material varia consoante a tipologia dos pneus, podendo ir de 19,1% no caso de pneus ligeiros até 29,6% no caso de pneus pesados (3Drivers, 2014).
A utilização de pneus usados como combustível alternativo permite ainda a redução de emissões por combustão da biomassa, face à utilização de combustíveis fósseis, devido à componente de borracha natural existente nos pneus (fonte de carbono renovável).
Fontes:
Basel Convention (2011) – UNEP. 2013. Basel Convention Revised Technical Guidelines for the Environmentally Sound Management of Used and Waste Pneumatic Tyres. Geneva: United Nations.
Boesch (2009) – Boesch, M. E., Koehler, A., & Hellweg, S. 2009. Model for cradle-to-gate life cycle assessment of clinker production. Environmental science & technology, 43(19), 7578-7583.
Uson (2013) – Usón, A., López-Sabirón, A. M., Ferreira, G., & Llera Sastresa, E. 2013. Uses of alternative fuels and raw materials in the cement industry as sustainable waste management options. Renewable and Sustainable Energy Reviews, 23, 242-260.
Aliapur (2009) – Aliapur. Utilisation des pneus usagés comme combustible alternatif – Valeurs de référence et protocoles de caractérisation. Document de référence. Service R&D.
3Drivers (2014) – Co-processamento – Valorização material de combustíveis alternativos na indústria cimenteira, Novembro 2014.