A Valorpneu vem divulgar ainda um estudo a alertar para a importância das etiquetas de identificação por frequência-rádio (RFID-Radio Frequency Identification) nos pneus. Esta solução tem sido apontada como o futuro da gestão deste produto e nos últimos anos incorporada nos pneus por grandes marcas, fornecendo um identificador individual em cada unidade, sem necessidade de uma fonte de energia, à prova de intempéries e conseguindo guardar quantidades elevadas de informação à prova de manipulação.
As vantagens desta tecnologia incluem permitir identificar cada pneu em cada etapa do seu ciclo de vida, registando o momento em que saem da fábrica até que chegam ao distribuidor, em que são vendidos e posteriormente nos momentos em que são recolhidos e recebidos pelos destinos em fim-de-vida.

A leitura e interpretação dos dados permite aos stakeholders tomar decisões mais informadas durante os processos de gestão, como por exemplo, nos comerciantes e distribuidores permite uma melhor gestão e planeamento de inventário e, também, o acesso expedito às especificações técnicas dos pneus em tempo real no ato da venda.
Em conclusão, a incorporação de etiquetas RFID é uma solução versátil que traz benefícios para os processos de gestão dos pneus, desde a sua produção e venda como pneus novos até à sua recolha e tratamento como pneus usados, sob a forma de informação técnica, temporal e espacial instantânea, permitindo rastrear cada pneu de forma mais acessível.