Valorpneu promove 4ª edição do programa de inovação colaborativa.

A quarta edição do programa de inovação NextLap Tech Hub, o programa de inovação colaborativa da Valorpneu e da consultora Beta-i, está a decorrer com grande sucesso. Com arranque em setembro de 2025, esta edição recebeu um total de 66 candidaturas das quais 26 foram selecionadas para o online pitch que está a decorrer entre janeiro e fevereiro com entrevistas individuais a cada candidato para apresentação dos projetos.
“Nesta edição do NextLap Tech Hub registámos um crescimento extraordinário: selecionámos mais 50% de candidaturas face à última edição. Este resultado confirma não apenas o dinamismo do ecossistema de inovação, mas também o compromisso crescente em encontrar soluções sustentáveis e circulares para os pneus em fim de vida. É a prova de que quando unimos conhecimento, tecnologia, propósito e os parceiros certos, aceleramos verdadeiramente o futuro.”, refere Climénia Silva, diretora geral da Valorpneu.
Sendo um programa de relevo internacional, as candidaturas provêm de vários países, entre os quais Países Baixos, Reino Unido, Espanha, Estados Unidos da América, Canadá, Itália e Portugal.
Este programa de inovação começou em 2021 com o lançamento da primeira edição do NextLap, sendo uma evolução de outras iniciativas já existentes na Valorpneu, como por exemplo o Prémio Inovação. Da pesquisa de materiais às aplicações industriais, o programa possibilitou a colaboração entre mais de 30 parceiros e inovadores, levando ao desenvolvimento de projetos-piloto e novas oportunidades.
Agora na sua quarta edição, o NextLap evoluiu para uma plataforma que conecta inovadores, empresas, investigadores e entidades públicas para em conjunto criar, testar e dimensionar soluções que reintegram pneus em fim de vida na cadeia de valor.
Para esta edição, o NextLap Tech Hub está a colaborar com parceiros estratégicos pioneiros em inovação e circularidade, como o ACA Grupo, TMG Group, Procalçado e Infraestrururas de Portugal, para em conjunto desenvolverem materiais circulares em segmentos como a mobilidade, construção, têxteis, mobiliário e infraestruturas.
De relembrar que na última edição deste programa foram destacados o centro de investigação da Universidade de Coimbra e a Dreamplas como dois dos casos que têm projetos de sucesso na utilização de pneus em fim de vida para criar outras soluções.

Saiba mais sobre os projetos resultants da última edição do NextLap Tech Hub em: https://www.valorpneu.pt/press-release/nextlap-summit-reune-ecossistema-da-circularidade-no-jardim-botanico-da-ajuda/