SABIA QUE A BORRACHA RECICLADA DE PNEUS ESTÁ NA BASE DE UM FUTURO MAIS SUSTENTÁVEL?

O processo de reciclagem de pneus, realizado pelos operadores do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU), apresenta como produtos finais o pó e borracha reciclada, o aço e o têxtil.

A borracha reciclada tem diversas aplicações, das quais se destacam a utilização em relvados sintéticos, em pavimentos diversos, na indústria de isolamentos e nas misturas betuminosas com borracha.

O aço é vendido a empresas que processam metais (reciclagem), enquanto o têxtil é passível de valorização energética.

Os Recicladores da rede Valorpneu reportaram que foram aplicadas 33.581 toneladas de borracha reciclada, sendo que cerca de 47% deste material foi utilizado na produção de pavimentos diversos, como nos mostra o gráfico abaixo.

Aplicações da borracha reciclada de pneus

Em termos geográficos, o território nacional foi o destino com maior expressão: 53% da borracha reciclada em Portugal e 47% no estrangeiro. Este resultado pode ser explicado pelos investimentos feitos no setor da reciclagem, que visaram o aumento da capacidade e eficiência de produção dos seus produtos, mas também pelo confinamento e fecho de fronteiras por alguns períodos, que resultou das medidas tomadas para combater a situação pandémica.

Destinos da borracha reciclada de pneus