A Serra da Estrela foi o local escolhido para a realização do 5º Encontro Anual da Rede de Operadores do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados, organizado pela Valorpneu, entre os dias 7 e 8 de Novembro. De acordo com as palavras de Hélder Pedro, da gerência da Valorpneu, “o objectivo deste encontro foi reunir todos os parceiros da Valorpneu, quer os pontos de recolha, valorizadores, transportadores, quer outras entidades, pois só com o apoio de todos a Valorpneu pode atingir os seus objectivos e cumprir a sua missão”.

Pela primeira vez, esta iniciativa anual da Valorpneu foi um Encontro “CarbonoZero”. Um encontro que não deixou marcas no clima, uma vez que foram compensadas as emissões de CO2 associadas às actividades desenvolvidas. Rui Dinis, da E.Value, explicou na sua apresentação como esta compensação pode ser feita e relembrou a importância da redução de emissões de CO2 para a atmosfera. A título de curiosidade, a CarbonoZero efectuou a compensação das emissões de carbono do 5.º Encontro da Valorpneu, onde foram compensadas 12 t de CO2, através do sequestro da quantidade equivalente de dióxido de carbono na área florestal CarbonoZero do Parque Natural Peneda-Gerês.