O 7º Encontro Anual da Rede da Valorpneu decorreu entre os dias 14 e 15 de Outubro, em Unhais da Serra, no concelho da Covilhã. Mais uma vez a região da Serra da Estrela acolheu este evento que contou com a colaboração do Clube Escape Livre e que reuniu todos os parceiros da Valorpneu, quer Pontos de Recolha, Transportadores, Valorizadores, quer outras entidades que directa ou indirectamente se relacionam com o sistema integrado de gestão de pneus usados.

No Encontro foi divulgado e atribuído o Prémio Inovação Valorpeu, lançado no Encontro de 2008, com o objectivo de desenvolver novas ideias e soluções para o destino sustentável dos pneus usados em Portugal. De igual forma, e à semelhança do que tem acontecido em Encontros anteriores, a Valorpneu partilhou as recentes evoluções ocorridas na rede e as perspectivas para o seu novo período de licenciamento que está a decorrer até finais de 2013.

Luísa Pinheiro da APA, salientou a importância desta iniciativa de maior sucesso, que anualmente reúne quer aderentes ao SGPU, quer todos os stakeholders, permitindo troca de informações e experiências de todos os intervenientes. Esta responsável salientou a importância da aposta na área de inovação e desenvolvimento e na criação de sinergias entre as entidades gestoras.

Neste evento foi ainda entregue o Prémio Desempenho de Ponto de Recolha, atribuído pelo segundo ano consecutivo, que este ano coube à empresa Ribeiro & Filhos, Lda. Esta escolha foi feita com base em critérios pré-definidos e no desempenho obtido no período correspondente ao 2.º semestre de 2008 e ao 1.º semestre de 2009. Os resultados foram validados pela empresa de auditoria Ernest & Young.

No primeiro dia do Encontro, os participantes tiveram oportunidade de se colocarem à prova numa corrida de karts, em Tortosendo, visitaram o Museu dos Lanifícios, na Covilhã, e desfrutaram do magnífico Aquadome no H2otel, numa organização do Clube Escape Livre.

Não esquecendo o ambiente, as emissões de gases com efeito de estufa produzidos com a realização do evento foram compensadas através da compra de unidades do comércio europeu de licenças de emissão.