Ana Arribas e Cátia Fernandes, alunas do 2.º ano de Arte e Design do Instituto Politécnico de Bragança, foram as vencedoras do Prémio Inovação Valorpneu 2010 com o projecto “Labirinto de Pneus”. O projecto consiste na construção de um labirinto para um espaço público, reutilizando cerca de 650 pneus em fim de vida.

“Para a elaboração deste projecto inspirámo-nos na artista plástica portuguesa de renome internacional, Joana Vasconcelos”, referem as alunas. Adiantando que, “na escolha do projecto tivemos em conta todas as variáveis envolvidas, desde a exequibilidade do mesmo, aos custos associados e, obviamente, à sua contribuição para a sustentabilidade económica e ambiental do sistema integrado de gestão de pneus usados (SGPU) gerido pela Valorpneu”.

“Os materiais utilizados são pneus usados pintados de branco, tubos de aço e acrílicos de cor para os jogos de luz”, referem as vencedoras. “É um labirinto, onde as tradicionais sebes deram lugar a pneus usados”, um objecto do quotidiano que depois de usado tem inúmeras aplicações, onde esta é apenas um exemplo. “Optámos por um projecto de entretenimento para pais e filhos, para que possam interagir de forma divertida”, adiantam. A maqueta do trabalho começou a ser feita pelas alunas em Março e ficou concluída em meados de Junho. Agora é esperar que alguém se interesse pelo projecto e o queira colocar em prática.

Foi esta a aposta do Júri do prémio composto por Luísa Pinheiro, subdirectora geral da Associação Portuguesa do Ambiente, Paulo Ferrão, professor catedrático do Instituto Superior Técnico e director do programa MIT- Portugal, Simões de Sousa, professor do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, gerente da Empobor e da Valorpneu e por Hélder Pedro, secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal e também gerente da Valorpneu.

As alunas receberam o prémio, acompanhadas de dois docentes, Carlos Costa, do ramo de Equipamento, e Jorge Morais, do ramo de Arte Gráfica, e da directora do curso, Jacinta Costa, no âmbito do 8º Encontro Anual da rede Valorpneu, que decorreu nos dias 11 e 12 de Novembro deste ano, no Funchal, Madeira.

O objectivo do concurso visa o desenvolvimento de novas soluções para o destino sustentável dos pneus usados em Portugal, garantindo o incentivo e dando visibilidade ao trabalho de investigação realizado em estabelecimentos de ensino superior nas áreas de Engenharia, Arquitectura ou Design. Este ano, a Valorpneu recebeu trabalhos candidatos do Instituto Politécnico de Bragança, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, do ESAD das Caldas da Rainha, da UTAD (Universidade de Trás os Montes e Alto Douro) e da Escola Superior de Comunicação de Lisboa.

O Prémio Inovação Valorpneu 2010 tem o valor monetário de 7.500 Euros e contempla a atribuição de um estágio profissional na Valorpneu para o seu vencedor.

O Encontro Anual da Rede foi, uma vez mais, um espaço de partilha de experiências e de debate sobre as mais recentes evoluções do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados. O evento reuniu todos os parceiros da Valorpneu, nomeadamente, operadores de ponto de recolha, transportadores, valorizadores e outras entidades que se relacionam com o sistema.