O artista plástico português Artur Bordalo, conhecido no meio artístico por Bordalo II, recorreu a cerca 1000 pneus usados para a produção de uma enorme escultura em forma de panda. Esta é uma das obras principais da exposição “EVILUTION”, patente até 11 de dezembro no Edu Hub Lisboa.
Bordalo II é conhecido por apresentar obras inéditas feitas de desperdício para mostrar que não estamos no bom caminho. A consciência ambiental é transversal a todo o trabalho assinado pelo artista, que desde os animais que escolhe representar aos materiais usados, sempre restos e resíduos aponta o dedo à sociedade consumista. A entrada na exposição “Evilution” é grátis.
Esta parceria da Valorpneu com esta exposição insere-se no âmbito do seu 20º aniversário, que se comemora este ano, mostrando que a arte é uma das muitas utilizações que podem ser dadas aos pneus usados, concedendo-lhes uma segunda vida, contribuindo para uma economia mais circular e para a sustentabilidade do planeta.

Para além desta exposição, a entidade gestora é parceira também da mostra “Retroativar”, com curadoria de Loreta Castro Reguera e José Pablo Ambrosi. Esta exposição inclui a instalação “Tijuana”, inserida na Trienal de Arquitetura de Lisboa, no MAAT, patente até dia 5 de dezembro.