A Valorpneu lançou no mês de julho um concurso para abertura de novos Centros da Rede de Recolha nos distritos de Faro, Beja e Lisboa/Santarém, para substituição de alguns dos atuais operadores que irão deixar a sua atividade nesta área. As candidaturas encerraram dia 31 de agosto e as propostas estão neste momento a ser avaliadas e analisadas de acordo com os critérios pré-estabelecidos.
Após este período de avaliação, segue-se a seleção e, finalmente, publicação dos resultados do concurso. Esta iniciativa tem como objetivo a manutenção da prestação de um serviço eficaz e de qualidade da rede do SGPU. Segundo a Valorpneu torna-se necessário manter uma dinâmica de gestão que integre novos Centros de Rede de Recolha pelo país, locais onde os detentores de pneus usados (oficinas, retalhistas de pneus e outras entidades) possam depositar os pneus que retomam dos seus clientes.
Atualmente, a rede de recolha da Valorpneu é constituída por 44 Centros da Rede de Recolha no Continente, 8 na R.A. dos Açores e 1 na R.A. da Madeira.