O concurso para seleção dos novos Centros de Receção lançado em Julho deste ano encontra-se concluído. Posteriormente à entrega de candidaturas, que ocorreu até 31 de agosto, foram feitas vistorias, seguindo-se a avaliação, seleção e publicação dos resultados do concurso. Foram recebidas sete candidaturas: BRSS – Recuperação de Resíduos, Lda. (Alenquer, Lisboa); Ecocar – Reciclagem e Transporte Resíduos Metálicos, Lda. (Torres Vedras, Lisboa); FVSA – Futuro Verde Soluções Ambientais, Lda.(Santarém, Santarém); FVSA – Futuro Verde Soluções Ambientais, Lda. (Arruda dos Vinhos, Lisboa) ; Paulo VFV e Reciclagem Unipessoal, Lda. (Cadaval, Lisboa); Reciforos Unipessoal, Lda. (Salvaterra de Magos, Santarém) e TRIU – Técnicas de Resíduos Industriais e Urbanos, S.A. (Samora Correia, Santarém). Os procedimentos concursais foram validados por entidade independente.
No distrito de Lisboa/Santarém foram selecionados a BRSS – Recuperação de Resíduos, Lda., localizada em Alenquer no distrito de Lisboa, e a TRIU – Técnicas de Resíduos Industriais e Urbanos, S.A., localizada em Samora Correia no distrito de Santarém. Estes dois novos CR vêm substituir o da Batistas S.A., localizado na Azambuja, deixando esta empresa de pertencer à rede de recolha da Valorpneu no final de 2022.
Nos distritos de Faro e Beja decorreram concursos no mesmo período, sendo que o concurso de Faro ficou deserto e o de Beja recebeu uma candidatura de Ambimoura – Recolha e Valorização de Resíduos, Lda. (Moura), contudo o candidato não evidenciou cumprimento dos requisitos do procedimento concursal. No final de 2022 os CR da Ambigroup em Faro e da Resialentejo em Beja deixarão de integrar a rede de recolha de pneus usados, sendo que a Valorpneu, até final do ano, informará os detentores das alternativas de encaminhamento dos seus pneus usados em 2023.
22 de Outubro de 2022