A “Tire Technology Expo 2020” (TTE 2020), que este ano celebrou o seu 20º aniversário, teve lugar em Hannover, na Alemanha, entre os dias 25 e 27 de fevereiro de 2020. Este certame é um dos mais importantes da Europa na área da fabricação de pneus, onde mais de 290 players do sector apresentaram os seus produtos e as mais recentes inovações tecnológicas para a fabricação de pneus.

A exposição incluiu um conjunto de conferências e workshops que constituem a plataforma ideal para a criação de uma rede de contactos, assim como para a partilha de informação e conhecimento.

No último dia do certame decorreu a conferência “Solving the Problem of Waste Tires”, moderada por Martin von Wolfersdorff, da alemã Wolfersdorff Consulting, onde são de destacar dois dos temas abordados: “rCB – recovered Carbon Black” e “MRP – Micronized Rubber Powders”.

No que diz respeito ao primeiro ponto, foram referidos por diversos oradores aspetos e tecnologias relativamente à produção de “rCB – recovered Carbon Black” (Negro de Fumo recuperado) a partir da pirólise de pneus em fim de vida, bem como desenvolvimentos nesta indústria relativamente à melhoria da qualidade do rCB, e a ocorrência de diversas utilizações contratuais recentes por diversos fabricantes (de pneus, artigos de borracha, automóveis, óleos – foram citados pela Enviro os casos de interesse da Volvo, Hexpol, Trelleborg, e Nynas).

Quanto ao “MRP – Micronized Rubber Powders”, a utilização deste tipo de produtos e tecnologias foi referida mais especificamente pela Kargro Recycling, como sendo de grande interesse para o mercado industrial transformador de borracha. Foram ainda referenciados os seus produtos MRP básicos (Ambifine e Cryofine) e os seus sucedâneos “activados” e “funcionalizados”, com especificações técnicas próprias, que já encontram larga aceitação em diversas indústrias utilizadoras. Para além disso foi também evidenciado o interesse da utilização dos MRPs na produção de “rCB”, e também, desde que com adequadas especificações técnicas, em projetos de “desvulcanização” da borracha, estando atualmente este desenvolvimento específico a ser conduzido numa parceria com a Universidade de Twente.