A Valorpneu dá nota de um estudo desenvolvido sobre a durabilidade dos pneus, nomeadamente no que diz respeito ao desgaste da sua faixa de rodagem, visto ser uma propriedade que é continuamente estudada e melhorada pelos fabricantes.
Assim, e com o objetivo de caracterizar os padrões de desgaste na borracha da banda de rodagem dos pneus, um grupo de investigadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido desenvolveu um estudo experimental onde testaram este desgaste face a vários parâmetros. Face ao estado da arte, este estudo procurou inovar ao desenvolver um aparelho experimental de testes que consegue medir o desgaste sob diferentes cargas verticais, velocidade de deslizamento e temperatura de contacto.
O desgaste da faixa de rodagem é um fator determinante no tempo de vida útil e segurança dos pneus, visto que a degradação e alisamento da banda de rodagem geram menos atrito entre o pneu e o asfalto, podendo originar derrapagens e o aumento de distâncias de travagem.

No estudo, as variáveis identificadas como as que mais afetam a taxa de desgaste dos pneus foram a pressão, a velocidade, a rugosidade e a temperatura na área de contacto, tendo estas sido registadas para análise. Verifica-se que a temperatura não demonstrou ter um impacte muito significativo na taxa de desgaste da borracha, para ambas as superfícies de piso simuladas. Quanto ao fator de desgaste verifica-se que o fator de desgaste aumentou com o aumento da pressão e com o aumento da velocidade.
Em conclusão, o resultado do conjunto de ensaios permitiu retirar as seguintes conclusões:
• A taxa de desgaste é independente da temperatura, quando esta varia entre a temperatura ambiente e os 80°C;
• O desgaste dos pneus é diretamente proporcional à pressão resultante da carga vertical e à velocidade de deslizamento;
• Os resultados de desgaste em kg/m2 estão em concordância com os descritos no estado da arte.
Os autores do estudo apontam ainda que como trabalho futuro é necessário realizar testes noutras superfícies para simular condições de estradas mais diversas, incluindo condições de contaminantes em superfícies, humidade e detritos.