Sustentabilidade, resiliência, economia circular, inovação. Nunca estes conceitos foram tão reais e assertivos.
Até então o mundo estava pautado por um modelo de economia linear, que considera apenas a produção, o consumo e o desperdício pós-consumo, com um forte impacto no esgotamento de recursos. O contexto pandémico em que estamos a viver já há alguns meses teve consequências humanas e económicas desastrosas, mas trouxe vários desafios e oportunidades, obrigou-nos a adaptar as nossas vidas e a repensar os sistemas que sustentam a economia. Tudo isto em prol de um “novo mundo” que vai recomeçar, mas recomeçar melhor, garantindo um futuro mais sustentável para as próximas gerações.
Já há algum tempo se fala da necessidade e do potencial de uma economia que garanta a preservação do ambiente e dos recursos naturais. A última década viu um conjunto de empresas a enveredar por este caminho, enquanto instituições e órgãos governamentais apresentaram propostas legislativas para permitir esta transição.
A Valorpneu é uma destas empresas. Enquanto entidade gestora de pneus usados em Portugal, a empresa tem vindo a investir de forma permanente em I&D e no desenvolvimento de novas soluções para os derivados de pneus em fim de vida.
O projeto NEXTLAP surge de mais uma aposta da Valorpneu neste âmbito, que em associação à Genan, reciclador multinacional dinamarquês com reconhecida experiência na área de sustentabilidade e inovação, lançou este desafio ao mercado. Todos os pneus em fim de vida recebidos na Genan são processados e reciclados da forma mais sustentável, permitindo o reaproveitamento de excelentes matérias-primas para novos fins.

NEXTLAP

O projeto NEXTLAP tem como objetivo o desenvolvimentos de novas aplicações para os materiais resultantes do processo de reciclagem dos pneus em fim de vida (ELT) – granulados e pós de borracha, têxteis e aço -, para que estes possam voltar a ser integrados na indústria como matéria prima para a produção de novos produtos.
Para este desafio, a Valorpneu e a Genan juntaram-se à Beta-i, parceiro de inovação, para em conjunto encontrarem soluções sustentáveis, mobilizando o interesse tanto de “inovadores” como de diferentes sectores da indústria que já utilizam ou possam vir a utilizar materiais derivados de pneus em fim de vida, e ajudarem a testar projetos piloto que possam vir a ter interesse no mercado.
O NEXTLAP tem a duração de cerca de sete meses e vai ser constituído por vários momentos chave: a fase de seleção dos projetos; o encontro entre parceiros do projeto e parceiros do sector industrial (Innovation Day); as reuniões de trabalho entre os “inovadores” e os parceiros da indústria, onde serão definidas as variáveis importantes para desenvolver os projetos piloto (Bootcamp); e, por fim, durante o mês de abril, a apresentação dos pilotos e definição das próximas etapas para lançamento no mercado (Demoday).
As inscrições para o projeto NEXTLAP estão abertas e destinam-se a pessoas individuais, centros de investigação de Universidade/Faculdades, Empresas e Startups portuguesas e internacionais.
Faça parte deste projeto baseado numa economia sustentável e circular com um impacto global para o futuro de todos!

Inscrições e detalhes do projeto em: https://nextlap-program.com/