Desde 1 de Novembro que, no espaço da União Europeia, para que o consumidor possa ser conhecedor dos pneus que está a comprar, encontra informação harmonizada sobre as características técnicas dos pneus de acordo com o regulamento 1222/2009 (EC). As características incluídas na etiquetagem dos pneus estão relacionadas com o seu desempenho em termos de eficiência energética, aderência em piso molhado e o nível de ruído exterior. Estão excluídos os pneus em stock produzidos antes de Julho de 2012, os pneus recauchutados, pneus de competição, pneus sobresselentes, pneus cujo índice de velocidade é inferior a 80 km/h, pneus de veículos antigos, pneus com pregos e pneus para utilização profissional fora de estrada.

Os procedimentos para a verificação desta etiquetagem estão detalhados no Anexo IV do Regulamento 1235/2011 da EU. É da responsabilidade das autoridades nacionais de fiscalização do mercado a avaliação dos índices de classificação declarados, assim como a aplicação de coimas pelas infrações e desrespeito na aplicação do regulamento.

A Valorpneu associou-se como patrocinador à campanha de comunicação promovida no seio da ACAP-Associação Automóvel de Portugal que visa dar a conhecer aos consumidores as novas regras e responder a eventuais questões que se coloquem no âmbito da nova etiqueta dos pneus. Este projecto de sensibilização conta também com a parceria institucional do IMTT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres.