Nos últimos 15 anos a taxa europeia de recolha e tratamento de pneus usados apresentou um aumento constante. Isto faz da Europa uma das regiões mais avançadas no mundo em termos de recuperação e reciclagem de pneumáticos, comparado por exemplo ao Japão (89%) ou ao Canadá (80%). Em consequência, uma variedade crescente de novos produtos industriais e de consumo surgiu no mercado, respondendo a um aumento da procura, e contribuindo assim para criar um mercado sustentável para produtos derivados de pneus usados.

Em 2007, cerca de 3,4 milhões de toneladas de pneumáticos usados foram gerados na Europa dos 27. Enquanto o encaminhamento para recauchutagem permaneceu inalterado (12%) e a valorização energética estabilizou perto dos 32%, o mercado principal que beneficiou da diminuição de pneus enviados para aterro foi o da valorização material com quase 39%, o que representou um aumento de 25% na última década.

Os fabricantes europeus de pneumáticos interpretam esta realização como um incentivo à estratégia da “Responsabilidade do Produtor” iniciada no final dos anos 90 com o propósito de antecipar o desafio ambiental e económico que representava a imposição da proibição de deposição em aterro da Directiva Europeia 1999/31. Mais concretamente, e suportadas por um regime estatutário apropriado, foram criadas 13 empresas sem fins lucrativos em países europeus, com o objectivo de organizar a recolha e tratamento de pneus em fim de vida. Na prática, a lei atribui a responsabilidade total aos produtores (fabricantes e importadores), os quais transferem essa mesma responsabilidade para entidades gestoras que irão gerir e organizar o sistema, incluindo a realização de relatórios às autoridades competentes de forma a garantir a traceabilidade e credibilidade de todo o sistema. A transparência dos custos para o utilizador final é garantida através da discriminação do ecovalor na factura detalhada. Este tipo de sistema permite igualmente às empresas desenvolver mais e melhores conhecimentos e aumentar o seu nível de I&D. A extensão desta estratégia a um país como a Itália, em 2009, marcará certamente mais uma etapa positiva neste sentido.

A ambição dos fabricantes europeus de pneumáticos é reforçar cada vez mais o mercado de produtos reciclados de pneus usados através do desenvolvimento de normas que visem regular e aumentar a qualidade destes mesmos produtos. Desta forma, a participação no desenvolvimento de normas específicas, que já estão a ser criadas a nível nacional (AFNOR, BSI, DIN,…) e europeu (CEN/TC 366) revela-se de uma importância estratégica.

A reciclagem de matérias-primas secundárias será facilitada pela adopção de novos conceitos na nova Directiva Europeia de Resíduos (definida recentemente, a 20 de Outubro de 2008) relativamente à questão de quando um desperdício cessa de ser um desperdício. Os pneus encontram-se na lista de primeira prioridade da comissão. Isto irá fornecer um impulso ainda mais significativo no desenvolvimento do mercado para produtos derivados de pneus usados.

Fonte: Press release da ETRMA, 28 de Outubro de 2008, Bruxelas.