De acordo com os dados da Associação Europeia de Fabricantes de Pneus e Borracha (ETRMA), 94% dos Pneus em Fim de Vida (ELTs) na Europa foram recolhidos e tratados para reciclagem e valorização energética em 2019. Estes dados têm como base a gestão de pneus em fim de vida em 32 países europeus (UE27, Noruega, Sérvia, Suíça, Turquia e Reino Unido).
Esta situação é bastante semelhante à de anos anteriores, com taxas de tratamento de ELTs a variar entre os 92% e os 95%, o que demonstra o empenho da indústria europeia de pneus numa economia inovadora e sustentável.

Os ELTs são recolhidos e o seu tratamento é organizado em todos os países europeus, operando a grande maioria sob a responsabilidade alargada do produtor. As matérias-primas secundárias dos ELTs são recursos importantes para indústrias como a construção, automóvel e cimento.
Em comparação com o ano anterior, os dados da ETRMA mostram que os pneus em fim de vida na Europa (3,45Mt) diminuíram cerca de 3% em 2019. Cerca de 1,88 milhões de toneladas de ELTs foram tratadas através da recuperação de materiais, das quais 1,34 milhões de toneladas para o processo de granulação, 458.000 toneladas foram incorporadas no cimento, resultantes do co-processamento, 82.300 toneladas foram utilizadas em aplicações de engenharia civil e algumas aplicações com menor dimensão em processos como a pirólise, siderurgias e fundições.
A gestão de ELTs na Europa em 2019 foi complementada com o encaminhamento de 1,37 Mt de pneus para valorização energética.
Os mesmos dados revelam que a quantidade de ELTs armazenada e à espera de tratamento é de metade em comparação com os números do ano anterior, ascendendo a 170.000 t.