A Valorpneu foi um dos parceiros institucionais da III Conferência Green Savers, intitulada “Portugal na Rota da Sustentabilidade”, que decorreu no dia 26 de outubro, na Estufa d’O Secret Spot Monsanto, em Lisboa.
Este Encontro contou com oradores dos mais variados sectores nacionais, decisores, empresas e associações que explicaram a sua visão sobre a promoção de um planeta mais sustentável.
A Valorpneu teve oportunidade de dar a conhecer o Sistema de Integrado de Gestão de Pneus Usados, através do seu vídeo institucional, e de mostrar aos presentes o impacte da gestão deste fluxo e do seu contributo no caminho da sustentabilidade.
Perspetivando um futuro mais verde, “Os oceanos são realmente um tema importante” e representam oportunidades de investimento e novos serviços, afirmou José Maria Costa, Secretário de Estado do Mar, durante a conferência.
De acordo com este responsável: “O país está fortemente empenhado na transição energética e o Governo quer apostar fortemente nas energias renováveis, com especial destaque para as oceânicas”, reiterando o compromisso assumido pelo Governo de, até 2030 Portugal ter uma capacidade instalada na ordem dos 10 Gigawatts.
A Head of Sustainability Knowledge do BCSD Portugal, Maria João Coelho, falou sobre as tendências económicas dos últimos 200 anos, designadamente o aumento da população mundial, a esperança média de vida e a mobilidade. Alertando também para a subida dos gases com efeito de estufas, temperatura média global, perda da biodiversidade e aprofundamento das desigualdades sociais que temos vindo a assistir também neste período.
Apesar de todas as grandes empresas e PMEs considerarem a sustentabilidade uma oportunidade de negócio, existe ainda uma percentagem significativa de empresas que não estão a incorporar os Objetivos Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A conferência contou ainda com uma mesa-redonda, intitulada “Estão as empresas a seguir a rota verde?”, onde participaram, entre outros, Sílvia Machado, Adviser for Enviroment and Climate da CIP, Maria Figueiredo, Of Counsel da CMS Portugal, Pedro Wilton, Economista e Senior Account Manager da Euronext Lisbon e Henrique Pombeiro, Board Member da FELPT e Co-Founder da Watt-IS.

A segunda parte da conferência abriu com Vasco Granadeiro, diretor de Novos Negócios da Bondalti, que apresentou o compromisso da empresa para com a redução das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, destacando que a eletrólise tem um impacto “significativo” na descarbonização, designadamente na produção de hidrogénio verde.
Vera Correia, assessora técnica da administração da EGF, uma das principais entidades de gestão de resíduos em Portugal, disse que ainda é preciso fazer mais para potenciar a recolha seletiva de resíduos alimentares e resíduos verdes “para atingir as metas europeias bastante ambiciosas”.
Alertando para a problemática da poluição por plástico, Miguel Aranda da Silva, diretor-geral SDR Portugal, destaca um sistema de incentivo à reciclagem, em que quem deposita é reembolsado.
A mesa-redonda intitulada “A Sociedade como Voz Ativa no Futuro do Planeta” encerrou a Conferência. Alexandra Azevedo, Presidente da Direção Nacional da Quercus, Catarina Grilo, diretora de Conservação e Políticas da ANP-WWF, Rita Pinho Rodrigues, Head of Public Affairs & Media Relations da DECO Proteste, foram alguns dos intervenientes.
Se Portugal está na rota da sustentabilidade, os oradores são unânimes na sua avaliação: estão a ser dados passos na direção certa, mas é preciso fazer mais e, em alguns casos, fazer melhor.