No âmbito da cultura de inovação da Infraestruturas de Portugal (IP) e da vontade de querer contribuir de forma ativa e sustentável para a descarbonização das infraestruturas de transporte e para a promoção dos princípios da sustentabilidade na gestão das infraestruturas rodoviárias, a empresa organizou, no dia 18 de abril, as 2.ªs Jornadas Técnicas – Inovação em Pavimentação, dando destaque ao projeto Misturas Betuminosas com Borracha Reagida e Ativada (RAR).
Numa parceria da IP com a Universidade Lusófona foram desenvolvidas Cláusulas Técnicas Especificas para inclusão nos Cadernos de Encargos Tipo das referidas misturas e o RAR foi testado num trecho experimental na EN 10, na zona de Palmela, executada pela JJR & Filhos, com a aplicação de 48 toneladas deste produto, que incorpora borracha reciclada de pneus usados. Com esta aplicação é demonstrado que com o RAR se mantêm todas as vantagens das misturas betuminosas com borrachas produzidas por via húmida, mas foram resolvidas as maiores dificuldades na sua aplicação, possibilitando ainda uma percentagem de incorporação maior de borracha reciclada nas vias rodoviárias.
Este projeto levou a IP a ser distinguida com a atribuição do Prémio Sustentabilidade no Ambiente Construído 2022, uma iniciativa do BUILT CoLAB, na categoria Circularidade, pela qualidade técnica, significância, escalabilidade e potencial de aplicabilidade do projeto em ambiente construído.