A CEPP/ACAP desenvolveu, com o patrocínio da Valorpneu, um Manual do Pneu “Pneus? muito mais que um acessório, a sua segurança”. Este documento começa com uma definição do que é um pneu, segundo a ETRTO, entidade que regulamenta e normaliza a construção de pneus na União Europeia: “O pneu é um componente flexível aplicado numa roda, constituído por borracha, sendo reforçado através de outros materiais. Quando insuflado por um fluido compressível, adquire a capacidade de suportar a carga aplicada na roda, bem como transmitir ao eixo em carga, forças longitudinais e transversais. Na condição de sem carga, o pneu insuflado é essencialmente toroidal.”
Este manual incluiu algumas noções básicas de pneus para veículos de passageiros, elementos de segurança ativa, os principais requisitos dos pneus, as suas funções básicas, os critérios de desempenho, as cotas e dimensionamento de um pneu, requisitos de montagem, construção e componentes e muitos outros temas, uns mais técnicos e outros meras curiosidades.
Sabia que 20% do consumo de combustível depende da resistência à rolagem dos pneus, podendo a redução dada à resistência ter efeitos positivos na redução das emissões de CO2?