As inscrições para o programa NEXTLAP estão a terminar, já no próximo dia 21 de novembro, e os contactos entre os intervenientes interessados no programa já estão numa fase avançada.
A Valorpneu e a Genan lançaram o desafio ao mercado com o objetivo de potenciar novas aplicações para os materiais resultantes do processo de reciclagem dos pneus em fim de vida (ELT) – granulados e pós de borracha, têxteis e aço -, para que estes possam voltar a ser integrados na indústria como matéria prima para a produção de novos produtos. A Beta-i, parceiro de inovação para este programa, está neste momento a estabelecer contactos com potenciais interessados do sector industrial que já utilizam ou possam vir a utilizar materiais derivados de pneus em fim de vida para a criação de pilotos que possam vingar no mercado e contribuir positivamente para a economia circular.
O NEXTLAP tem a duração de cerca de nove meses e é constituído por vários momentos chave: a fase de seleção dos projetos; o encontro entre parceiros do projeto e parceiros do sector industrial (Innovation Day); as reuniões de trabalho entre os “inovadores” e os parceiros da indústria, onde serão definidas as variáveis importantes para desenvolver os projetos piloto (Bootcamp); e, por fim, durante o mês de abril, a apresentação dos pilotos e definição das próximas etapas para lançamento no mercado (Demoday).
O programa destina-se a pessoas individuais ou a grupos, centros de investigação de Universidade/Faculdades, Empresas e Startups portuguesas e internacionais.
Inscrições e detalhes do projeto em: https://nextlap-program.com/