O 9º Encontro Anual da Rede da Valorpneu decorreu entre os dias 9 e 10 de Novembro, em Lisboa, no Parque das Nações, reunindo todos os parceiros da Valorpneu, quer Pontos de Recolha, Transportadores, Valorizadores, quer outras entidades que directa ou indirectamente se relacionam com o sistema integrado de gestão de pneus usados, e saldou-se mais uma vez como um sucesso.

No Encontro foi divulgado e atribuído o Prémio Inovação Valorpeu, o qual já vai na sua 3ª edição (foi lançado no Encontro de 2008), com o objectivo de desenvolver novas ideias e soluções para o destino sustentável dos pneus usados em Portugal. De igual forma, e à semelhança do que tem acontecido em Encontros anteriores, a Valorpneu partilhou as recentes evoluções ocorridas no sistema e fez um balanço dos dez anos de Decreto-Lei nº 111/2001 que regulamenta a gestão de pneus usados em Portugal.

O Director-Geral da APA, Engº Mário Grácio, salientou a importância desta iniciativa, que anualmente reúne quer aderentes ao SGPU, quer todos os stakeholders, permitindo troca de informações e experiências de todos os intervenientes.

Neste evento foi ainda entregue o Prémio Desempenho de Ponto de Recolha, atribuído pelo quarto ano consecutivo, que este ano coube à empresa Algar, SA (pólo de Portimão). Esta escolha foi feita com base em critérios pré-definidos e no desempenho obtido no período correspondente ao 2.º semestre de 2010 e ao 1.º semestre de 2011. Os resultados foram validados pela empresa de auditoria Ernest & Young.

Não esquecendo o ambiente, as emissões de gases com efeito de estufa produzidos com a realização do evento foram compensadas através da compra de unidades do comércio europeu de licenças de emissão. Para além desta iniciativa, foi igualmente feita uma acção de sensibilização para alertar os participantes para práticas de mobilidade mais “eco-friendly” sendo no final sorteada, entre os participantes, uma bicicleta desmontável.

No primeiro dia do Encontro, os participantes tiveram a oportunidade de visitar o Pavilhão do Conhecimento e a Exposição das Tartarugas Marinhas do Oceanário, sendo seguido de jantar no Museu dos Coches. No segundo dia, da parte da manhã, teve lugar a sessão de trabalho com várias intervenções, as quais podem ser consultadas abaixo.