Como é sobejamente conhecido, a recauchutagem é uma das medidas de prevenção declaradas pelos produtores, sendo fundamental a sua promoção.
Relembramos que a este respeito, a Valorpneu lançou durante o mês de junho um site dedicado à recauchutagem disponível em https://recauchutagem.valorpneu.pt/.

No entanto para além desta, existem muitas outras medidas de prevenção que importam destacar. Numa amostra de 634 fabricantes e distribuidores de pneus que responderam a um inquérito, realizado pela Valorpneu no final de 2019, relativo a medidas de prevenção com vista a reduzir o impacte ambiental e a aumentar a longevidade dos pneus, 73% aplicam uma ou mais medidas de prevenção no âmbito da logística e da operação.
As duas medidas mais aplicadas neste domínio traduzem o cuidado com o armazenamento dos pneus e correspondem a 80,2% das medidas declaradas, nomeadamente, providenciar a armazenagem dos pneus sob luz artificial fraca, em local seco e ventilado e a temperatura constante e providenciar a armazenagem dos pneus na posição adequada, livre de tensões e de fácil acesso.
Outras medidas de prevenção declaradas pelos produtores aderentes no âmbito da logística e operação são a armazenagem dos pneus em estantes e a disponibilização e aplicação de protocolos de armazenamento de pneus, evitar o contacto do pneu com contaminantes (por exemplo óleos), o manuseamento correto e cuidado dos pneus, o correto acondicionamento dos pneus nos veículos de distribuição.
É importante promover estas medidas e continuar a sensibilizar o sector para a sua prática. Porque assim, o pneu vai mais longe e o ambiente também!