Na sequência dos esforços dos fabricantes de pneus de incorporar materiais mais sustentáveis nos seus produtos, a ResiCare, empresa especializada em resinas da Michelin, desenvolveu uma resina sem formaldeído, representando um grande passo em direção à fabricação de pneus mais seguros e sustentáveis.
Esta resina substitui a componente convencional de resorcinol-formaldeído (RF) no sistema adesivo RFL (latex resorcinol-formaldeído), permitindo que os pneus mantenham a adesão e a resistência ao rolamento, sem comprometer a sua integridade. Esta resina constitui a alternativa mais segura, pois é isenta de substâncias SVHC (substances of very high concern), como o formaldeído e o resorcinol, classificados, respetivamente, como cancerígenos e desreguladores endócrinos ao abrigo do regulamento REACH da UE.
Depois de testada à resistência de temperatura e fadiga no sistema adesivo, esta resina apresentou um desempenho comparável ou até superior ao das resinas convencionais.
De referir que as resinas são materiais adicionados durante o fabrico dos pneus para melhorar a sua performance, nomeadamente na sua aderência a pisos molhados e resistência aos rolamentos.