“Na Valorpneu, Certificar pelo Ambiente” é o ‘slogan’ do novo protocolo entre a Valorpneu e a SGS ICS, com o objectivo de facilitar aos pontos de recolha a obtenção da certificação ambiental ISO 14001:2004. Este protocolo foi assinado recentemente e por um período de três anos.

Os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) são instrumentos de participação voluntária e são adoptados por empresas que pretendem melhorar o seu desempenho global em termos ambientais.

O protocolo surge por iniciativa da Valorpneu e após consulta efectuada a diversas empresas certificadoras tendo sido seleccionada a SGS.

No âmbito desta parceria, a SGS ICS compromete-se a facultar aos operadores da Valorpneu em processo de certificação, ou que pretendam manter a sua certificação através da SGS ICS, preços e condições especiais; e comunicar à Valorpneu no âmbito deste protocolo as informações julgadas de interesse para os operadores da Valorpneu. Por outro lado, a Valorpneu compromete-se a divulgar aos seus operadores a celebração deste protocolo, directamente e via internet; e a divulgar a todos os operadores as informações julgadas de interesse remetidas pela SGS ICS através de correio electrónico.

Este protocolo foi dado a conhecer no âmbito do 8.º Encontro Anual da Rede Valorpneu, onde foi referido que dos actuais 39 Pontos de Recolha, 25 não são certificados pela Norma ISO 14001:2004.

Adicionalmente, o referido protocolo possibilita ainda às empresas a oportunidade de optarem por implementar e certificar um sistema de gestão integrado (qualidade e ambiente – ISO 14001 e ISO 9001).