O programa de inovação NextLap, promovido pela Valorpneu, Genan e pela consultora de inovação Beta-i, passou mais uma fase da sua execução. Depois das inscrições terem encerrado no final de novembro, com cerca de 55 inovadores inscritos, na sua maioria empresas e ‘startups’, no passado dia 15 de dezembro decorreu um dos momentos chave do projeto: o Innovation Day. Para este momento foram selecionados cerca de 40 inovadores para estarem presentes num dia dedicado à apresentação de cada um dos projetos inscritos aos parceiros do programa e aos parceiros do sector industrial que se associaram ao NextLap. Este será o ponto de partida para criar parcerias concretas e firmar o compromisso de acompanhar o projeto até à fase seguinte – Bootcamp – onde já serão ajustados os projetos piloto. Assim, inovadores e parceiros da indústria já podem em conjunto encontrar soluções sustentáveis que possam vir a ter interesse no mercado.
Como empresas parceiras estão a Opway e a Pragosa, ambas da área da construção, a Mobinov, do sector automóvel, a Decathlon e a Houdini Sportswear, de artigos desportivos, a Extruplás, de mobiliário e artigos de exterior, a Procalçado, empresa de calçado e a IP – Infraestruturas de Portugal.
Os parceiros do programa vão colaborar com os inovadores na concretização do seu projeto. Todos eles são capazes de reaproveitar pelo menos um dos componentes do pneu, basta corresponder a ideia inovadora a um dos parceiros. Alguns dos parceiros podem estar recetivos a vários projetos.
No Innovation Day foi ainda apresentado um projeto de arte urbana que vai ser desenvolvido durante o decorrer do programa, até meados de abril.
Da autoria do artista Fiumani, sob a curadoria da agência De-partamento, esta peça, de grande dimensão, vai ser exposta algures na cidade de Lisboa e tem como objetivo assinalar o programa de inovação NextLap.

O NextLap tem como objetivo o desenvolvimentos de novas aplicações para os materiais resultantes do processo de reciclagem dos pneus em fim de vida (ELT) – granulados e pós de borracha, têxteis e aço -, para que estes possam voltar a ser integrados na indústria como matéria prima para a produção de novos produtos.

Saiba mais sobre o programa em: https://nextlap-program.com/