Durante nove meses, inovadores e parceiros da indústria caminham lado a lado numa “viagem” com destino a um objetivo comum.
A este percurso, a Valorpneu, o reciclador multinacional Genan e a consultora de inovação Beta-i deram-lhe o nome de NEXTLAP, um programa de inovação para o desenvolvimento de novas aplicações para os materiais resultantes do processo de reciclagem dos pneus em fim de vida (ELT) – granulados e pós de borracha, têxteis e aço – para que estes possam voltar a ser integrados na economia como matéria prima para a produção de novos produtos.
Depois de lançado o desafio a empresas e ‘startups’ portuguesas e internacionais, pessoas individuais e universidades, vários foram os “inovadores” que mostraram interesse no projeto e se inscreveram, nomeadamente, Aloft Lda., Arduro Sustainable Rubber Inc., Citeve, Critical Polymers, Greenrail, Hanger, Pavnext, Rubber Link, Ruconbar, Saferup, Space Blue Limited, Tintex, Van Dyck e Veso Green Composites.
Este projeto de economia circular, que teve início em setembro do ano passado, é constituído por vários momentos chave: a fase de seleção dos projetos; o encontro entre parceiros do projeto e parceiros do sector industrial (Innovation Day); as reuniões de trabalho entre os “inovadores” e os parceiros da indústria, onde são definidas as variáveis importantes para desenvolver os projetos piloto (Bootcamp); e, por fim, durante o mês de maio, a apresentação dos pilotos e definição das próximas etapas para lançamento no mercado (Demoday).
Neste momento estão em “cima da mesa” 10 soluções para a utilização de têxtil e borracha nas áreas de Moda e Desporto e Segurança Rodoviária.
Os parceiros da indústria que participam no programa – a Decathlon Portugal, Extruplás, Procalçado, Opway, IP-Infraestruturas de Portugal, Mobinov e Pragosa – estão a trabalhar em conjunto com os 10 “inovadores” que apresentaram soluções no Bootcamp no desenvolvimento de projetos piloto para dar um novo uso aos materiais derivados de pneus em fim de vida e reintegrá-los na economia.
No próximo mês de maio serão apresentados os projetos que têm viabilidade para vingar, num trabalho conjunto entre “inovadores” e parceiros da indústria.
Neste momento ainda não são conhecidas as equipas “inovador-parceiro piloto”, mas sabe-se que em muitos dos casos não existe uma parceria “one-to-one”, mas sim o envolvimento de vários parceiros em diversas soluções. Aliás, esta é a forma ideal de produzir soluções e produtos num ciclo fechado, entre todos os intervenientes do programa NEXTLAP.
É esperar para ver. Os resultados vão ser conhecidos já no próximo mês de maio.
Mais detalhes do projeto em: https://nextlap-program.com/

QUEM SÃO OS “INOVADORES” DO NEXTLAP?

ALOFT LDA.
Foco: Borracha
Mais do que um fabricante de solas de sapatos técnicos, a Aloft prepara as suas próprias fórmulas químicas inicias e vai até à produção final.

ARDURO SUSTAINABLE RUBBER INC.
Foco: Pneu, Borracha, Fibra Têxtil e Aço
Empresa que volta a transformar os pneus usados nos seus componentes primários (borracha, carbono e aço).

CITEVE
Foco: Fibra Têxtil
Desenvolvimento de estruturas têxteis com melhor desempenho acústico e isolamento, inflamabilidade, isolamento térmico absorção de impacto e vibrações.

CRITICAL POLYMERS
Foco: Pneu e Borracha
Pretende projetar e implementar em escala industrial processos inovadores de reciclagem.

GREENRAIL
Foco: Pneu, Borracha, Fibra Têxtil e Aço
Ferrovia que utiliza 35 toneladas por Km de pneus em fim de vida e plástico.

HANGER
Foco: Pneu
Pretende construir baldes feitos de pneus reciclados para facilitar o transporte de fatos de mergulho.

PAVNEXT
Foco: Borracha
Dispositivo de pavimentação para redução de velocidade que converte a energia cinética em elétrica, podendo ser utilizado para iluminação rodoviária ou de semáforos, auxiliando a segurança rodoviária e otimizando o consumo energético.

RUBBER LINK
Foco: Pneu e Borracha
Produz borracha desvulcanizada em manta ou em pó e devolve a borracha reutilizável ao mercado para produção de novas peças.

RUCONBAR
Foco: Pneu e Borracha
Barreira sonora de betão sustentável, composta por uma camada absorvente de pneus em fim de vida.

SAFERUP
Foco: Borracha
Pavimento de borracha que reduz lesões aos utilizadores mais vulneráveis, por meio de materiais mais duráveis, macios e ecológicos.

SPACE BLUE LIMITED
Foco: Borracha
Tapete de borracha reciclada com grafeno para vários fins, por exemplo, anti-fadiga ou anti-derrapante para utilização em ginásios, habitações e parques infantis.

TINTEX
Foco: Fibra Têxtil
Desenvolvimento de diferentes soluções, tais como isolamento térmico, coberturas verdes.

VAN DYCK
Foco: Borracha
Pisos de borracha sustentável para diferentes fins, como por exemplo, ginásios ou parques infantis.

VESO GREEN COMPOSITES
Foco: Borracha e Fibra Têxtil
Desenvolvimento e fabrico de soluções reutilizando bio-materiais.