A regulamentação associada à rotulagem de pneus, inicialmente publicada em 2009, foi alvo de revisão de forma a melhorar a sua aplicação e os resultados que se pretendem obter, nomeadamente com o aumento da eficiência ambiental do transporte rodoviário através da promoção de pneus energeticamente mais eficientes, seguros e pouco ruidosos, permitindo aos consumidores tomar decisões economicamente justificadas e respeitadoras do ambiente no momento da aquisição dos pneus.
Esta alteração surge da ambição da União Europeia (UE) atingir a neutralidade carbónica em 2050, sendo que a redução das emissões de CO2 provenientes do transporte rodoviário desempenha um papel importante no cumprimento desse objetivo.
O novo desenho de rotulagem para os pneus, que entrará em vigor no dia 1 de maio de 2021, inclui alterações nas escalas das diferentes categorias de desempenho dos pneus: eficiência energética, aderência em pavimento molhado e ruído exterior de rolamento. A informação da rotulagem em cada pneu pode ser consultada através de um código QR disponível na etiqueta.
Outra novidade consiste em dois pictogramas, onde um deles indica se é um pneu para utilização em condições de neve extremas e outro indica se é um pneu com aderência em gelo
.
Inserido na sua área de I&D e Prevenção, a Valorpneu procedeu à análise sobre a evolução da regulamentação de rotulagem de pneus.
Para além das possibilidades introduzidas pelo novo regulamento, a análise revela também os desenvolvimentos futuros que se perspetivam, quer com a inclusão de parâmetros ou requisitos de informação quanto à abrasão e à quilometragem dos pneus (assim que os métodos de ensaio e medição estejam disponíveis), que irá complementar a informação transmitida ao consumidor, quer com a introdução de novos requisitos de informação para os pneus recauchutados, até 26 de junho de 2022, desde que esteja disponível o método de ensaio adequado.