Desde o dia 1 de maio de 2021 que entrou em vigou um novo rótulo dos pneus na União Europeia (UE). A regulamentação associada à rotulagem de pneus, inicialmente publicada em 2009, foi alvo de revisão de forma a melhorar a sua aplicação e os resultados que se pretendem obter no âmbito dos objetivos da UE em atingir a neutralidade carbónica em 2050, sendo que a redução das emissões de CO2 provenientes do transporte rodoviário desempenha um papel importante no cumprimento dessa ambição.
O novo desenho de rotulagem para os pneus inclui alterações nas escalas das diferentes categorias de desempenho dos pneus: eficiência energética, aderência em pavimento molhado e ruído exterior de rolamento. Para além disso inclui dois pictogramas, onde um deles indica se é um pneu para utilização em condições de neve extremas e outro indica se é um pneu com aderência em gelo.
A informação da rotulagem em cada pneu pode ser consultada através de um código QR disponível na etiqueta.

A rotulagem de pneus é uma medida extremamente importante não só para a segurança, mas também para o meio ambiente. Esta informação permite aos utilizadores finais fazerem escolhas informadas na aquisição de pneus, com o objetivo de aumentar a segurança, a proteção da saúde e a eficiência económica e ambiental do transporte rodoviário, através da promoção de pneus eficientes em termos energéticos, duradouros, seguros e pouco ruidosos.
Para além das informações introduzidas pelo novo regulamento, estão previstos no futuro mais alterações à rotulagem, quer com a inclusão de parâmetros ou requisitos de informação quanto à abrasão e à quilometragem dos pneus (assim que os métodos de ensaio e medição estejam disponíveis), que irá complementar a informação transmitida ao consumidor, quer com a introdução de novos requisitos de informação para os pneus recauchutados, até 26 de junho de 2022, desde que esteja disponível o método de ensaio adequado.