Apesar do contexto incerto devido à pandemia, a Valorpneu manteve a sua atividade com resultados muito positivos, não só em números efetivos e cumprimento das metas exigidas pela sua licença, mas também ao nível da aposta e desenvolvimento da sua atividade e da sua missão enquanto entidade gestora do fluxo específico de pneus usados.
Desde o início de 2021 o sistema contou com 7 novos Centros de Receção, selecionados no concurso do ano anterior, que se vieram juntar à rede Valorpneu no final de 2020, no distrito de Faro, substituindo os dois que operavam na zona, e nos distritos do Porto, Coimbra e Viana do Castelo que se revelavam carenciados ao nível da capacidade de armazenagem contratada. Em maio de 2021 concretizou-se também a entrada em funcionamento de um centro de receção no distrito de Bragança em substituição do anterior centro de receção de pneus usados existente no distrito.

No Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU), durante o 1.º semestre deste ano, assistiu-se ao reforço da capacidade de operadores de reciclagem de pneus que concretizaram avultosos investimentos com vista ao aumento da sua capacidade de produção e da qualidade dos seus produtos.
De realçar que, durante este semestre, a Valorpneu prosseguiu com as auditorias planeadas realizadas por equipas externas aos comerciantes, operadores e produtores e foi igualmente submetida às auditorias interna e externa do seu Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiente e do EMAS.
Com vista a potenciar a sua atividade e alavancar o setor, a entidade gestora continuou a apostar na sensibilização e comunicação, mantendo as suas ações nesta área e tendo lançado em junho a sua campanha de comunicação institucional “E os seus pneus estão para as curvas?”. Continuou também a promover a investigação e desenvolvimento de novas aplicações para os pneus em fim de vida de onde se destaca o programa NextLap, um programa de inovação dedicado à economia circular, dando origem a soluções criadas em conjunto por empreendedores portugueses e grandes empresas a partir da reutilização dos componentes de pneus em fim de vida.