Os resultados da Valorpneu neste ano atípico de 2020, os novos Centros de Receção que aderiram à rede, a sustentabilidade e a economia circular, a mobilidade e o sector dos pneus foram alguns dos temas em destaque no 18º Encontro Anual da Rede Valorpneu, que pela primeira vez decorreu em ambiente digital, no dia 25 de Novembro, dado o contexto pandémico que estamos a viver.
O encontro contou com a moderação do jornalista Pedro Pinto, que conduziu a sessão de trabalho durante a manhã e que demonstrou que mesmo não estando juntos fisicamente é possível abordar os temas mais recentes deste último ano, apresentar resultados, partilhar experiências e debater soluções com vista a um futuro cada vez mais sustentável.
As primeiras palavras foram de Hélder Pedro, Secretário Geral da ACAP e Gerente da Valorpneu, que começou por dar as boas vindas aos cerca de 100 participantes no evento, saudando os novos Centros de Receção pertencentes à rede e felicitando a Valorpneu pelo exímio trabalho ao longo dos seus 18 anos de atividade, com particular destaque para este ano, que apesar de todas as contrariedades continuou a trabalhar arduamente, com resiliência e reinventando-se, cumprindo os seus objetivos de gestão.
O Secretário Geral da ACAP destacou ainda o trabalho realizado pela entidade gestora na área de investigação e desenvolvimento, nomeadamente no apoio a novos fins para os materiais de pneus usados derivados da reciclagem através do lançamento de um programa de inovação de relevo internacional, e na ativação do site sobre a recauchutagem, permitindo dar a conhecer um pouco mais este processo e potenciando as suas mais valias.
Os resultados da Valorpneu em 2020 foram apresentados pela Diretora Geral, Climénia Silva, que apesar de todas as incertezas provocadas pela pandemia, mas com cooperação de todos os operadores do sistema e com o necessário ajustamento da atividade e da gestão diária da empresa a este contexto, deixou um sinal de confiança ao sector. A responsável pela entidade gestora transmitiu que: “Embora exista um grande desconhecimento sobre o que nos espera nos tempos mais próximos, a Valorpneu está preparada para o Futuro, com otimismo e confiança”.
A Valorpneu apresentou resultados bastante positivos, com 71 500 toneladas de pneus tratados no sistema em 2020, um decréscimo apenas de 12% face a 2019, uma diminuição menor proporcionalmente à quantidade de pneus colocados no mercado.
Desde 2003 até ao final deste ano, a Valorpneu estima atingir 1 560 000 toneladas de pneus reutilizados e valorizados.
Relativamente aos destinos dos pneus usados em 2020, das 71 500 toneladas recolhidas pelo sistema, 40.700 t destinaram-se à reciclagem (cerca de 71% do objetivo de recolha), 28 500 t à valorização energética, cerca de 2 000 t à recauchutagem e as restantes tiveram outros destinos.
Climénia Silva destacou também as atividades promovidas pela Valorpneu ao longo deste ano com forte impacto em toda a rede de operadores, tal como a revisão do critério de seleção de Centros de Receção, no seguimento do estudo realizado no âmbito do Circuito Portugal Valorpneu, que originou a entrada de novos centros: Valorizarpneu (Condeixa), Reciclomais (Viana do Castelo), OLSilva (Pedroso), Solerenco (Maia), Sucatas Pinto (Paredes), Ambigroup (Faro) e Renascimento (Algoz).
Para além destes existe ainda um operador no distrito de Bragança em processo de conclusão do licenciamento.
Ainda durante este ano, a Valorpneu apresentou à APA um pedido de revisão dos requisitos de qualificação dos operadores de tratamento de pneus usados, foram realizadas auditorias a comerciantes e operadores do sistema, assim como aos produtores.
Relativamente às principais atividades desenvolvidas em 2020 com o intuito de garantir a sustentabilidade da gestão dos pneus usados, para além de um conjunto de ações de sensibilização, comunicação, educação e prevenção, destaque para as atividades de I&D, onde se inclui o programa de inovação NextLap (https://nextlap-program.com/), em parceria com o reciclador multinacional Genan, criando sinergias entre inovadores, representantes da indústria e experts com o objetivo de apresentarem ao mercado, em final de abril de 2021, projetos concretos derivados de pneus usados e seus componentes.
Seguiu-se uma mesa redonda para discussão do tema “Adaptação a uma nova realidade. Que oportunidades para o sector?”, com as participações de Hélder Barata Pedro, que falou sobre a mobilidade e a importância da descarbonização, Fernanda Ferreira Dias, Diretora Geral da Direção Geral das Atividades Económicas, com o tema do Pacto Ecológico Europeu e o Novo Plano de Ação para a Economia Circular, Ana Cristina Carrola, Vogal do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente, sobre os principais desafios que o novo “Pacote de Resíduos” nacional trará para o sector e o novo enquadramento legislativo na nova geração de licenças no contexto da responsabilidade alargada do produtor, e José Carvalho, Director of Business Innovation da Genan, que dissertou sobre o processo da reciclagem em Portugal e no mundo e o seu contributo para a economia circular.
A este propósito Climénia Silva referiu que: “Os tempos que enfrentamos são uma realidade nova, quer pelos efeitos da pandemia, quer da consciencialização para um mundo mais sustentável, em que o ambiente e a economia têm um papel primordial, bem como a evolução tecnológica ligada à mobilidade, incluindo a do sector dos pneus, ou ainda e a curto prazo as alterações legislativas previstas no contexto nacional que enquadram a atividade do sector dos resíduos e dos fluxos específicos.”
Como já é habitual nestes Encontros, e este ano não foi exceção apesar da distância, foram criados momentos interativos de descontração entre os participantes: o “Jogo da Raquete”, com questões relacionadas com pneus e um Quizz “Memórias de outros Encontros”, com um prémio para quem acertasse no maior número de perguntas sobre Encontros passados da Valorpneu.
O Encontro terminou com a entrega do Prémio Desempenho de Centro de Receção 2020, onde o vencedor foi Paulo Jorge Mesquita, Lda., de Sangalhos.
A despedida do evento coube a Climénia Silva que agradeceu a todos os participantes e prometeu um novo Encontro da Rede em 2021, se possível no formato presencial.