“O Impacto da Covid-19 no Mercado Europeu dos Pneus” foi objeto de estudo pela Valorpneu em 2021 com o apoio da consultora 3drivers.
“A pandemia Covid-19 provocou impactos e desafios imprevisíveis na economia mundial. O setor dos pneus não foi exceção, tendo sido marcado por perturbações no mercado de pneus de veículos (colocação de pneus novos em veículos fabricados e colocados pela primeira vez no mercado) e no mercado de substituição”, lê-se no início do estudo.
De acordo com o mesmo, os períodos de quarentena colocaram à prova várias empresas do setor de pneus, tendo em conta que a grande parte não conseguiu manter as suas portas abertas, com sequelas na cadeia de produção de veículos e respetivas peças, nomeadamente os pneus. Complementarmente, o impacto sentido no mercado de pneus de veículos poderá ter sido agravado pela redução da necessidade da população em adquirir veículos novos.
O mercado de substituição de pneus também sofreu um impacto significativo durante a pandemia, tendo em conta o fecho das lojas de comerciantes, a influência do comportamento dos condutores e a redução do número de quilómetros percorridos pelos pneus existentes nos veículos (taxa de utilização de veículos).
“No ano 2020 foram verificados problemas significativos na cadeia de produção de pneus, bem como o aumento dos custos associados aos recursos necessários para o fabrico de um pneu, nomeadamente matérias-primas e energia (ETRMA, 2020). Estes fatores juntamente com as restrições de circulação na Europa, que resultou na redução do uso de veículos, levou no geral a uma queda das vendas dos segmentos de pneus de substituição associados a estes veículos”, refere o estudo.

A título de exemplo, entre o 4.º trimestre de 2019 e o 2.º trimestre de 2020 verificou-se o decréscimo significativo nas vendas de pneus ligeiros, comparativamente com os restantes segmentos. Neste período, os pneus de motociclos e agrícolas foram os únicos segmentos que apresentaram um crescimento nas suas vendas. “Note-se que de acordo com a OCDE (2020), o setor agrícola não apresentou restrições para o seu funcionamento, levando à contínua utilização dos veículos e respetivos pneus agrícolas. Contudo, após o ano atípico de 2020, as vendas do 2.º trimestre de 2021 confirmaram a retoma no mercado de pneus de substituição, em consequência do levantamento das restrições de circulação, que levaram ao recomeço de utilização dos veículos por parte da população europeia”.
“De acordo com a ETRMA (2021), o mercado de pneus que equipa de origem os veículos foi o mais afetado pelos constrangimentos da Covid-19, em comparação com o mercado de substituição. Como se pode verificar na imagem (fig.1), que apresenta a evolução das vendas de pneus de origem de veículos ligeiros e pesados, tal como no mercado de substituição, os pneus ligeiros foram mais afetados em comparação com os pneus pesados, face aos constrangimentos económicos sentidos durante a pandemia, nomeadamente pela redução do poder de compra por parte da população europeia e à obrigação de ‘lockdown’ por parte dos fabricantes.